Estética em transe: manifestações artísticas em tempos de pandemia

Autores

  • Vanessa Lopes
  • Yara dos Santos Costa Passos

Palavras-chave:

Arte, Espaço Público, Produção Cultural, Presença Mediada, Pandemia.

Resumo

Cartografar produções artísticas a partir da categorização de um cotidiano pandêmico, construindo conexões entre o Norte e Sudeste brasileiro com o objetivo de analisar e politizar os modos de ocupação dos espaços públicos e digitais impulsionados pela crise sanitária mundial da Covid-19, bem como o seu impacto no setor cultural.  A discussão se estabelece a partir das experiências da Índios.com Cia de Dança no Amazonas e das intervenções urbanas do coletivo Projetemos a partir de São Paulo. As autoras estabelecem um panorama sobre a emergência de um novo tipo de presença nas redes, como forma de criar alternativas para a ativação de experiências estéticas em condição de distanciamento social.

Biografia do Autor

Vanessa Lopes

Artista, pesquisadora e produtora  cultural. Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). É vice-líder do Grupo de Pesquisa em Criação e Comunicação nas Mídias - CCM (PUC-SP) e membro do Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre Meio Ambiente e Espaço Urbano - GIPMAUR (UNESC). E-mail: independentecontato@gmail.com.

Yara dos Santos Costa Passos

Intérprete-criadora e arte-educadora. Urucuritubense (AM), corpo da floresta, mãe, mulher. Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), Mestra em Performance Artística – Dança (FMH/Lisboa) e pós-graduada em Coreografia (UFBA). Professora do Curso de Dança da UEA. E-mail: yaracostadanca@gmail.com.  

Referências

BEIGUELMAN, G. Coronavida: o pós-pandêmico é agora. N-1 edições: #PandemiaCrítica, n. 86, São Paulo, 2020. Disponível em: <https://n-1edicoes.org/086>. Acesso em: 19 jun. 2020.

CLARK, Andy. Natural born-cyborg. Oxford: Oxford University Press, 2003.

DIETACHMAIR, P.; GIELEN, P. (Orgs.). The Art of Civil Action: political space and cultural dissent. Amsterdam: Valiz Pub., 2017.

GIELEN, P. Criatividade & Outros Fundamentalismos. São Paulo: Annablume, 2015.

HUI, Y. One Hundred Years of Crisis. E-Flux, Journal #108 - April 2020. Disponível em: <https://www.e-flux.com/journal/108/326411/one-hundred-years-of-crisis/>. Acesso em: 13 jun. 2020.

HAN, B-C. O coronavírus de hoje e o mundo de amanhã, segundo o filósofo Byung-Chul Han. El País Brasil, Pandemia de Coronavírus: Opinião, 22 mar. 2020. Disponível em: https://brasil.elpais.com/ideas/2020-03-22/o-coronavirus-de-hoje-e-o-mundo-de-amanha-segundo-o-filosofo-byung-chul-han.html. Acesso em: 04 abr. 2020.

LOPES, V. O desafio das novas materialidades: paradoxos éticos e comunicacionais na cadeia produtiva da arte. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2019.

PASSOS, Y. S.C. Corpos da Floresta: experiências para resistir. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica). Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.

PAVLOVA, A. Encarnado: uma leitura coreopolítica do projeto da Lia Rodrigues na Favela da Maré. Dança: Revista do Programa de Pós-Graduação em Dança, v. 4, n. 2, UFBA, 2015. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/revistadanca/article/view/16175>. Acesso em: 20 jun. 2020.

Downloads

Publicado

2021-07-21

Como Citar

Lopes, V., & dos Santos Costa Passos, Y. (2021). Estética em transe: manifestações artísticas em tempos de pandemia. Revista Outras Fronteiras, 8(1), 50–67. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/outrasfronteiras/index.php/outrasfronteiras/article/view/475