ADIVINHAÇÃO, CURA E FEITIÇARIA: DENUNCIAÇÕES SOBRE PRÁTICAS MÁGICAS NA ÚLTIMA VISITAÇÃO DO SANTO OFÍCIO NA AMÉRICA PORTUGUESA (GRÃO-PARÁ, 1763-1769)

Autores

Palavras-chave:

Práticas Mágicas. Santo Ofício na América Portuguesa. Imaginário Colonial.

Resumo

O presente trabalho analisa as acusações por práticas mágicas durante a última visitação do Santo Ofício na América Portuguesa, realizada no Grão-Pará, no período entre 1763-1769, apontando elementos do imaginário colonial em relação às práticas mágicas de adivinhação, cura e feitiçaria. O estudo se insere na História Cultural, recorrendo, metodologicamente, ao conceito de paradigma indiciário. Os resultados demonstram como essas práticas mágicas estavam ligadas aos problemas enfrentados pela população da América Portuguesa colonial.

Biografia do Autor

Andreia Suris

Graduada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Docência do Ensino Superior e Educação de Jovens e Adultos (Dom Alberto).

Eduardo Cristiano Hass da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ Professor Substituto

Professor Substituto do departamento de História/CERES da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestre, licenciado e bacharel em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Referências

Referências

ASSIS, Ângelo Adriano Farias de. “Feiticeiras na colônia. Magia e práticas de feitiçaria na América portuguesa na documentação do Santo Ofício da Inquisição”.In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA COLONIAL, 2., 2008, Natal. Anais. Revista de Humanidades, UFRN. v. 9,n. 24, set./out. 2008.

CORBIN, Alain. Do Limousin às Culturas Sensíveis. In: RIOUX, Jean-Pierre; SIRINELLI, Jean-François. Para uma História Cultural. Editorial Estampa, Lda., Lisboa, 1998.

DELUMEAU, Jean. História do Medo no Ocidente: 1300 – 1800. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

GINZBURG, Carlo. Sinais: Raízes de um paradigma indiciário. In: _______. Mitos, emblemas, sinais: morfologia a história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

GORENSTEIN, Lina. A Inquisição contra as mulheres – Rio de Janeiro, séculos XVII e XVIII. São Paulo: Humanitas/Fapesp, 2005

HUIZINGA, Johan. O Outono da Idade Média: estudo sobre as formas de vida e de pensamento dos séculos XIV e XV na França e nos Países Baixos. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

MATOS, Yllan de. A Última Inquisição: os meios de ação e funcionamento do Santo Oficio no Grão-Pará pombalino 1750-1774. Jundiaí: Paco Editorial, 2012.

MONTEIRO, Lucas Maximiliano. A Inquisição não está aqui? A presença do Tribunal do Santo Ofício no extremo sul da América Portuguesa (1680-1821). Dissertação (Mestrado em História). Porto Alegre: UFRS, 2011.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

PROST, Antoine. Doze Lições sobre História. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

RIBEIRO, Daniele Baptista Martins. Mulheres que Curam: as acusadas pela terceira visitação do Santo Oficio na América Portuguesa do século XVIII. In: Simpósio Internacional de Estudos Inquisitoriais, 2., Salvador,2013.Trabalhos Apresentados...Disponívelem: http://www3.ufrb.edu.br/simposioinquisicao/wp-content/uploads/2014/02/2013-Texto_Daniele_Ribeiro.pdf. Acesso em: 9 nov. 2015.

SALLMANN, Jean A Feiticeira. In: DUBY, G.; PERROT, M. (Org.). História das Mulheres no Ocidente. São Paulo: EBRADIL, 1994.

SOUZA, Laura de Mello e. Feitiçaria na Europa Moderna. 2. ed. São Paulo. Ática, 1995.

SOUZA, Laura de Mello e. O Diabo e a Terra de Santa Cruz: feitiçaria e religiosidade popular no Brasil colonial. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

VAINFAS, Ronaldo. Homoerotismo Feminino e o Santo Ofício. In: DEL PRIORE, Mary (Org.). História das Mulheres no Brasil. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2000.

SURIS, Andreia. Um olhar sobre as mulheres acusadas de feitiçaria pela terceira visitação do Santo Ofício na América Portuguesa (Grão-Pará, 1763-1769). Trabalho de Conclusão de Curso – Graduação em História. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2015. Disponível em:

https://lume.ufrgs.br/handle/10183/132362. Acesso em: 21/04/2021.

SWEET, James H. Recriar África Cultura, Parentesco e Religião no Mundo Afro-português (1441-1770). Lisboa: Edições 70, 2007.

Fontes citadas e/ou consultadas

LAPA, José Roberto do Amaral. Livro da Visitação do Santo Ofício ao Estado do Grão-Pára. Petrópolis: Vozes, 1978.

Primeira Visitação do Santo Ofício às Partes do Brasil pelo Licenciado Heitor Furtado de Mendonça. Confissões da Bahia – 1591-1592. Prefácio de Capistrano de Abreu. Rio de Janeiro: F Briguiet, 1935.

Primeira Visitação do Santo Ofício às partes do Brasil pelo Licenciado Heitor Furtado de Mendonça – Denunciações da Bahia, 1591-1593.São Paulo: Paulo Prado, 1925.

Primeira Visitação do Santo Ofício às partes do Brasil pelo Licenciado Heitor Furtado de Mendonça – Denunciações de Pernambuco, 1593-1595.São Paulo: Paulo Prado, 1929.

Primeira Visitação do Santo Ofício às partes do Brasil – Confissões de Pernambuco. Ed. J. A. Gonsalves de Mello, Recife: UFPE, 1970.

Downloads

Publicado

2021-07-21

Como Citar

Suris, A., & Hass da Silva, E. C. (2021). ADIVINHAÇÃO, CURA E FEITIÇARIA: DENUNCIAÇÕES SOBRE PRÁTICAS MÁGICAS NA ÚLTIMA VISITAÇÃO DO SANTO OFÍCIO NA AMÉRICA PORTUGUESA (GRÃO-PARÁ, 1763-1769). Revista Outras Fronteiras, 8(1), 151–172. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/outrasfronteiras/index.php/outrasfronteiras/article/view/455