“Ideologia de Gênero”, História das Mulheres e currículo: embates políticos e ideológicos na educação brasileira/“Gender Ideology”, Women’s History and curriculum: political and ideological clashing in brazilian education

Autores

Palavras-chave:

Gênero, História das Mulheres, Ideologia de Gênero/ Gender, Curriculum, Women’s History, Gender ideology.

Resumo

Resumo:  A História das Mulheres e as questões de gênero são temáticas de pesquisa consagradas na academia e nos movimentos feministas e LGBTQI+; todavia, atualmente, os estudos de gênero vêm sofrendo ataques de grupos conservadores e isso acarretou consequências na formulação dos currículos nacionais em vigência. A partir desse cenário, tal artigo pretende discutir os embates políticos e ideológicos que promoveram a supressão da terminologia gênero, e outros temas relativos a esse conceito, dos documentos que regem a educação brasileira atualmente.

Biografia do Autor

Mariane Pizarro de Souza, Universidade Estadual Paulista - Unesp/Bauru

Graduada em História e Pedagogia pela USC/Bauru, especialista em História, Cultura e Poder pela mesma instituição. Mestranda em Educação Sexual pela Unesp/Araraquara

Lourdes Conde Feitosa, Centro Universitário Sagrado Coração (Unisagrado/Bauru) e Universidade Estadual Paulista (Unesp/Araraquara)

Graduada e mestra em História pela Unesp, doutora em História Cultural na Unicamp. Professora do curso de História na Unisagrado/Bauru e orientadora do programa de pós-graduação em Educação Sexual pela Unesp/AraraquaraReferências:APPLE, M. W. Ideologia e Currículo. Artemed: Porto Alegre-RS, 2006BRANDÃO, E. R; LOPES, R. F. F. “Não é competência do professor ser sexólogo”: o debate público sobre gênero e sexualidade no Plano Nacional de Educação. Civitas-Revista de Ciências Sociais, 18(1), 100-123, 2018. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/civitas/v18n1/1519-6089-civitas-18-01-0100.pdf>. Acesso em 12. Abr. 2020..DESIDÉRIO, R. Educação Audiovisual da Sexualidade: olhares a partir do Kit Anti-Homofobia. 2015. 144 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras, 2015. (Campus de Araraquara). Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/126523>. Acesso em: 14. fev. 2020.DESLANDES, K. 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Referências

Referências:

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Documento analisados

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______. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017b.

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______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Orientação sexual. Brasília: MEC, 1999.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio: Introdução. Brasília: MEC, 2000.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio: Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2000.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio +: Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.

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______. Projeto de lei 8933/2016 apensado ao projeto de lei 7180/2014. Brasília: Câmara Legislativa, 2017.

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Publicado

2021-03-17

Como Citar

de Souza, M. P., & Feitosa, L. C. (2021). “Ideologia de Gênero”, História das Mulheres e currículo: embates políticos e ideológicos na educação brasileira/“Gender Ideology”, Women’s History and curriculum: political and ideological clashing in brazilian education. Revista Outras Fronteiras, 7(2), 116–137. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/outrasfronteiras/index.php/outrasfronteiras/article/view/449