Djamila Ribeiro como intérprete do Brasil ou sobre as interpretações nacionais desde um ponto de vista feminista negro

Autores

  • Alessandro Cerqueira Bastos Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Djamila Ribeiro, Interpretação nacional, feminismo negro

Resumo

 Este artigo apresenta e discute as concepções teóricas, conceituais, epistemológicas da filósofa negra brasileira Djamila Ribeiro. Para tanto, tomamos como fontes privilegiadas sua própria obra e entrevistas dadas à mídia brasileira desde a publicação de seu livro “ O que é Lugar de Fala?”, em 2017, pela editora letramento. Um dos nossos argumentos é que, apesar de não canônica, Ribeiro estabelece interpretações sobre a realidade nacional brasileira informada pelos feminismos negros. 

Biografia do Autor

Alessandro Cerqueira Bastos, Universidade Federal da Bahia

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, Mestrado em História Social ( programa de pós-graduação em história)história das relações de gênero, masculinidades, sexualidade, cultura e identidade, interseccionalidades, violência.

Downloads

Publicado

2021-03-17

Como Citar

Bastos, A. C. (2021). Djamila Ribeiro como intérprete do Brasil ou sobre as interpretações nacionais desde um ponto de vista feminista negro. Revista Outras Fronteiras, 7(2), 11–34. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/outrasfronteiras/index.php/outrasfronteiras/article/view/432