As mulheres sob as lentes do livro didático: perspectivas decoloniais e discussões feministas

Autores

Palavras-chave:

Mulheres, Representações, Livro didático de História.

Resumo

Este artigo apresenta como objetivo analisar as representações sociais construídas sobre os povos negros e povos indígenas tendo como documento histórico o livro didático: História, Sociedade & Cidadania (2015), com a intenção de recortar as visões e percepções dadas às mulheres. O motivo para elaboração deste texto provém da busca em elaborar reflexões críticas a respeito dos posicionamentos sociais, mundos do trabalho e cultura política concedidos às figuras femininas. Enfocando a utilização de imagens no material analítico, no âmbito quantitativo e qualitativo, estabeleceremos um diálogo com autoras feministas, em sua grande parte adeptas às correntes decoloniais.

Biografia do Autor

Caíque Gonçalves Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis.

Licenciado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis. Participou do Programa Residência Pedagógica.

Ana Carolina da Silva Borges, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)

Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Professora Efetiva na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

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Publicado

2021-03-17

Como Citar

Araújo, C. G., & Borges, A. C. da S. (2021). As mulheres sob as lentes do livro didático: perspectivas decoloniais e discussões feministas. Revista Outras Fronteiras, 7(2), 78–95. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/outrasfronteiras/index.php/outrasfronteiras/article/view/413