A CANÇÃO “IMAGINE” INTERPRETADA POR JOHN LENNON: REFLEXÕES ACERCA DO PARADIGMA “UTÓPICO”
Palavras-chave:
Imagine, John Lennon, Paradigma Utópico,Resumo
Visamos estabelecer algumas reflexões acerca do fenômeno utópico e das principais características que constituem esse paradigma a partir da análise da canção “Imagine”, interpretada por John Lennon. Nosso intuito é compreender os sentidos históricos e as imagens expressas nos versos dessa canção e como estes se articulam com elementos típicos do paradigma utópico.Referências
Fonte:
LENNON, John; ONO, Yoko. Imagine. In: Imagine. Produzido por John Lennon, Yoko Ono e Phill Spector. Faixa 1. Londres/Nova York. Apple, 1971. (originalmente). Versão consultada no aplicativo Spotify disponível em: https://open.spotify.com/track/0v1Sz1MDcjfEPlZuflLkf1?si=gTYGxlEPR7qeBSzk2XUZDA Acesso: 28/06/2020. Letra da canção “Imagine” disponível em: http://www.johnlennon.com/music/albums/imagine/ Acesso: dia 28/06/2020.
Referências
BACZKO, Bronislaw. Utopia. In: Enciclopédia Einaudi. Vol. 05. Antropos-Homem. Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1985. Págs.333-397.
BARROS, José D’Assunção. História e Música: Considerações sobre suas possibilidades de interação. In: História & Perspectivas. Uberlândia (58), jan./jun. 2018.
BARROS, José D’Assunção. O Tempo dos Historiadores. Petrópolis-RJ. Editora Vozes, 2013.
BENTIVÓGLIO, Júlio; BRITO, Thiago Vieira de. (Orgs.) Distopia, Literatura e História. Serra. Editora Milfontes, 2018.
BERRIEL, Carlos Eduardo Ornelas. Prefácio. In: BIANCHETTI, Lucídio; THIESEN, Juares da Silva. Utopias e Distopias na Modernidade: Educadores em Diálogo com T. Morus, F. Bacon, J. Bentham, A. Huxley e G. Orwell. Ijuí. Editora Unijuí, 2014.
BIANCHETTI, Lucídio; THIESEN, Juares da Silva. Utopias e Distopias na Modernidade: Educadores em Diálogo com T. Morus, F. Bacon, J. Bentham, A. Huxley e G. Orwell. Ijuí. Editora Unijuí, 2014.
CALEIRO, João Pedro. 1% da população mais rica ganha 34 vezes mais do que a metade mais pobre. Disponível em https://exame.abril.com.br/economia/1-mais-rico-ganha-34-vezes-mais-do-que-a-metade-mais-pobre-diz-ibge/ Acesso: 24/04/2020
COELHO, Teixeira. O Que é Utopia. 2ª ed. São Paulo. Editora Brasiliense, 1981.
CONSTANTINO, Rodrigo. A Esquerda Caviar: A Hipocrisia dos Artistas e Intelectuais Progressistas no Brasil e no Mundo. Editora Record. Ebook, 2013.
COSTA, Nelson Barros da. As letras e a letra: o gênero canção na mídia literária. In DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
DAVIES, Marc Daniel. Cerca de 2 mil bilionários são mais ricos que 60% do planeta, diz Oxfam. Disponível em https://exame.abril.com.br/economia/antes-de-davos-oxfam-mostra-que-bilionarios-sao-mais-ricos-do-que-60-da-populacao-mundial/ Acesso: 24/04/2020.
GIRARDET, Raoul. Mitos e Mitologias Políticas. São Paulo. Companhia das Letras, 1987.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: Contribuição à Semântica dos Tempos Históricos. Rio de Janeiro. Contraponto. Ed. PUC-Rio, 2006.
KOSELLECK, Reinhart. Estratos do Tempo: Estudos Sobre a História. Rio de Janeiro. Contraponto. PUC-Rio, 2014.
MACDONALD, Fiona. Imagine: The Making Of an iconic song. In: BBC Culture disponível em https://www.bbc.com/culture/article/20181008-imagine-the-making-of-an-iconic-song. 08 de outubro de 2018. Acesso: 28 jun 2020.
MACDONALD, Kyle. The harmonic magic behind the timeless beauty of John Lennon’s “Imagine”. Disponível em: https://www.classicfm.com/discover-music/harmonic-analysis-imagine-john-lennon/ acesso: 29 Jun 2020.
MANNHEIM, Karl. Ideologia e Utopia. 4ª Ed. Rio de Janeiro. Guanabara, 1986.
MORUS, Thomas. Utopia. São Paulo. Editora Martin Claret, 2003.
NAPOLITANO, Marcos. História & Música – História Cultural da Música Popular. Belo Horizonte. Autêntica, 2002.
PLATÃO. A República. 9ª ed. Tradução de Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian, 2005.
WISNIK, José Miguel. O Som e o Sentido – Uma Outra História das Músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 2ª ed; 2ª reimpressão, 2002
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de manuscritos implica a cessão de direitos autorais e de publicação à Revista Outras Fronteiras, que não se compromete com a devolução das colaborações recebidas.