RUMO AOS CAMPOS: PROPOSIÇÕES DESENVOLVIMENTISTAS NAS COMUNIDADES NEGRO RURAIS NA BAHIA (1930 – 1950)

Autores

  • Diego Lino Silva Aluno do Programa de Pós-Graduação (mestrado) em História da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Palavras-chave:

Raça, Desenvolvimentismo, Capitalismo

Resumo

As disputas entre as demandas para o desenvolvimento econômico e a realidade sóciocultural da população negro rural da Bahia ocupam o objeto dessa investigação. Para tanto, recorre-se ao semanário Folha do Norte, aos relatórios da prefeitura municipal de Feira de Santana e alguns processos crimes de Homicídio, procurando mapear os mecanismos dominantes de reorientação discursiva das condutas, comportamentos e formas de organização comunitária das populações negras rurais de Feira de Santana. Trata-se de procurar entre as interferências dominantes na realidade daqueles sujeitos a formulação de novos regimes de significação e de ordenamento da realidade sócio cultural. Nesse processo, foram identificadas a elaboração de novos mecanismos para a penetração social desses grupos no projeto capitalista de integração ao capital nacional e, ao mesmo tempo, a ameaça às formações identitárias e comunitárias desses grupos construídas ao longo do pós emancipação.

Biografia do Autor

Diego Lino Silva, Aluno do Programa de Pós-Graduação (mestrado) em História da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Licenciado em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana e, atualmente, aluno do Programa de Pós-Graduação em História da mesma instituição. Bolsista CAPES.

Referências

ALBUQUERQUE JR, Durval Muniz. A invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez, 2009.

ALVES, Chintamani Santana. Tramas da Terra: Conflitos no Campo na terra de Lucas (1900 – 1920). Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em História. Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Feira de Santana, 2013.

BASTOS, Pedro Paulo Zahlut. A construção do Nacional-Desenvolvimentismo de Getúlio Vargas e a Dinamica de Interação entre Estado e Mercado nos Setores de Base. Economia, Selecta. Brasilia (DF). v. 7, n. 4, p. 239 – 275, Dezembro 2006; FONSECA, Pedro D. Gênese e precursores do desenvolvimentismo no Brasil. Pesquisa e Debate. v. 15(2), p.225 – 256, 2004;

BENJAMIN, Walter. “O caráter destrutivo”. In: Rua de mão única, Obras Escolhidas, vol. II. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

CANDIDO, Antônio. Os parceiros do Rio Bonito: Estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2010.

CHALHOUB, Sidney. Cidade febril: cortiços e epidemias na corte imperial. São Paulo, Companhia das Letras, 1996.

COSTA, Deane Monteiro Vieira. A campanha de educação de adultos no meio rural (1950): Uma missão civilizadora em Itaperuna (RJ). Anais do VI Congresso Internacional UFES/Paris-Est: Culturas políticas e conflitos sociais. Vitória (ES), 2017.

CUNHA, Olivia Maria Gomes da. GOMES, Flavio dos Santos. Quase-cidadão: histórias e antropologias da pós-emancipação no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007

DEZEMONE, Marcus. Impactos da Era Vargas no mundo rural: leis, direitos e memória. Perseu: História, memória e política. Nº 1, Ano 1, 2007.

DOMINGUES, Petronio; GOMES, Flavio. Políticas da Raça: experiências e legados da abolição e do pós-emancipação do Brasil. São Paulo: Selo Negro Edições, 2014

FERREIRA FILHO, Alberto Heráclito. “Desafricanizar as ruas: elites letradas, mulheres pobres e cultura popular em Salvador (1890-1937)”, in: Afro-Ásia – centro de Estudos Afro-Orientais, Salvador, n.21-22, 1998-1999.

FREIRE, Luis Cleber Moraes. Nem tanto ao mar, nem tanto a terra: agropecuária, escravidão e riqueza em Feira de Santana, 1850 – 1888. Dissertação (mestrado). Universidade Federal da Bahia (UFBA), Programa de Pós-Graduação em História. Salvador, 2007.

GOMES, Angela de Castro. A invenção do trabalhismo. Rio de Janeiro: FGV, 2005.

GOMES, Flavio dos Santos. Mocambos e Quilombos: Uma história do campesinato negro no Brasil. São Paulo: Claro Enigma, 2015.

GUSMÃO, Neusa M. M. de. Terra de pretos, terra de mulheres:terra, mulher e raça num bairro rural negro. Brasília: Ministérioda Cultura, Fundação Cultural Palmares, 1996.

NAGAY, Julio Hidemitsu Corrêa. A Cotonicultura Brasileira nos Anos 90: A crise e a retomada frente à globalização. Monografia. Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, 1999.

OLIVEIRA, Ana Maria Carvalho dos Santos. Feira de Santana em tempos de Modernidade: olhares, imagens e praticas do cotidiano (1950 - 1960). Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em História. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2008

OLIVEIRA, Clóvis Frederico Ramaiana. “Canções de uma cidade amanhecente”: urbanização, memórias urbanas e silenciamentos em Feira de Santana, 1920-1960. Salvador: EDUFBA, 2016.

RIOS, Ana Lugão; MATTOS, Hebe Maria. Memórias do Cativeiro: família, trabalho e cidadania no pós-abolição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

SANTOS, Aline Aguiar Cerqueira dos. Diversões e Civilidade na “Princesa do Sertão” (1919-1946) – Feira de Santana. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em História. Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Feira de Santana, 2012.

SILVA, D. L. S. “Que não há no terreiro quem se afoite deixar o samba sem que o dia rompa”: disputas de raça na poesia de Aloísio Resende (1930 – 1942). Revista Outrora. V. 1, nº 2, jul/dez, 2018.

SILVA, Mayara Pláscido. Experiências de trabalhadores/as pobres em Feira de Santana (1890 - 1930). Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Programa de Pós-Graduação em História. Feira de Santana, 2012.

SILVA, Mayara Pláscido. ‘Revolução sem sangue’ na ‘decantada pátria de Lucas’: Experiência de trabalhadores/as negros/as e migrantes no pós-abolição. Feira de Santana (1890 – 1930). Tese (doutorado). Universidade Federal da Bahia (UFBA), Programa de Pós Graduação em História. Salvador, 2017.

SOUZA, Edinelia Maria Oliveira. Travessias e tramas: fragmentos da vida de africanos e afro-brasileiros no pós-abolição – (1888 – 1930). Salvador: EDUNEB, 2016.

SOUZA, Eronize Lima. Prosas da valentia: violência e modernidade na Princesa do Sertão (1930-1950). Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em História. Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, 2008.

SOUZA, Railma dos Santos. Memória e História Quilombola: Experiência negra em Matinha dos Pretos e Candeal (Feira de Santana/BA). Dissertação de Mestrado. Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Cachoeira, 2016.

WOLF, Eric. R. Sociedades Camponesas. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1966.

Downloads

Publicado

2020-10-15

Como Citar

Silva, D. L. (2020). RUMO AOS CAMPOS: PROPOSIÇÕES DESENVOLVIMENTISTAS NAS COMUNIDADES NEGRO RURAIS NA BAHIA (1930 – 1950). Revista Outras Fronteiras, 7(1), 339–361. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/outrasfronteiras/index.php/outrasfronteiras/article/view/394