CIBERPERFORMANCES E A CIBERNÉTICA

Autores

  • Fabiana Mitsue Najima Doutoranda no Programa Interunidades Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

1. ciberperformance 2. Arte e tecnologia 3. cibernética

Resumo

A ciberperformance termo que referencia a maneira como a cibernética atravessa a performance, nasce nos anos 60, no campo de pesquisa da cibercultura e pretende descrever, analisar e refletir o impacto das tecnologias digitais, comunicacionais e controle relacionadas ao uso de máquinas, redes de computadores, mídias e interatividade. A comunicação telemática se inicia com os primeiros sistemas de telecomunicações (séc. XIX), mas é a partir do acesso a computadores pessoais que houve um potencial qualitativo no modus operandi dos artistas.

Biografia do Autor

Fabiana Mitsue Najima, Doutoranda no Programa Interunidades Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo

Doutoranda no Programa Interunidades Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo

Referências

AGAR, Jon. Turing and the Universal Machine: The Making of the Modern Computer. Front Cover. Jon Agar. Icon, 2001.

ASCOTT, Roy. Telematic embrace. Visionary theories of art, technology, and consciousness. University of California Press, 2003.

BARBROOK. Richard. Futuros imaginários: das máquinas pensantes à aldeia global. São Paulo: editora Peirópolis, 1º edição, 2009.

BELL, Daniel. O advento da sociedade pós-industrial. São Paulo: Cultrix, 1977.

___________ e GRAUBARD, Stephen R. Disponível no site URL <https://mitpress.mit.edu/books/toward-year-2000> dia 05/03/2018.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. , São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2009.

CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: Reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003.

COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2002.

CRARY, Jonathan. 24/7 Capitalismo tardio e os fins de sono. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos Vaga-lumes. Editora: UFMG; 2011.

DONASCI, Otavio. O processo de criação nas expedições experimentais multimídia. Tese PUC SP, 2017.

DOMINGUES, Diana (org.). Criação e interatividade na Ciberarte. São Paulo:Experimento, 2002.

GLUSBERG;Jorge. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 2005.

HOBSBAWM, A Era das revoluções. Editora: Paz Terra, 1977.

JAMESON, Helen Varley. Adventures in Cyberformance experiments at the interface of theatre and the internet. Queensland University of Technology, 2008.

KAC, Eduardo. Disponível no site URL <http://www.ekac.org> dia 17/03/2018.

Laurie Anderson disponível no site URL <http://www.laurieanderson.com> dia 15/09/2017.

LAZZARATO, Maurício & NEGRI, Antonio. Trabalho imaterial: formas de vida e produção de subjetividade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

LEMOS, André. Disponível no site URL <https://www.researchgate.net/publication/50361527_Cidade-ciborgue_a_cidade_na_cibercultura>

LÉVY, Pierre. Inteligência coletiva. São Paulo: Loyola, 1994.

LEVY, Steven e SANT'ANNA, Maria Cristina. Os heróis da revolução. Editora Évora, 2012.

LUCENTINI, Vanderlei B. Electropera: trajetórias sonoras na performance digital. Dissertação, USP, São Paulo, 2014.

MC LUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensão do homem. São Paulo: editora Cultrix, 1964.

NEGRI, Antonio. Marx além de Marx: Ciência da crise e da subversão. São Paulo: Autonomia Literária. 2018.

______________.Multidão: Guerra e democracia na era do Império. Rio de Janeiro: Record, 2005.

SANTAELLA, Lucia. Culturas e Artes do Pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

STELARC disponível no site URL <http://stelarc.org/projects.php> dia 23/03.2017.

WIENER, Norbert. Cibernética e sociedade. São Paulo: editora Cultrix. 3º edição. 1954.

_______________. Cybernetics or control and communication in the animal and the machine. Cambrigde, Massachusetts, The MIT Press, 1961.

Downloads

Publicado

2020-10-15

Como Citar

Najima, F. M. (2020). CIBERPERFORMANCES E A CIBERNÉTICA. Revista Outras Fronteiras, 7(1), 293–311. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/outrasfronteiras/index.php/outrasfronteiras/article/view/364