História do ensino de História no Brasil: tendências, continuidades, rupturas

Autores

  • Lidiane Friderichs Doutoranda em História pela UNISINOS, bolsista Capes.
  • Eduardo Roberto Jordão Knack

Palavras-chave:

história, ensino, pesquisa

Resumo

Esse artigo objetiva debater as diferentes abordagens sobre o ensino de história no Brasil, buscando visualizar as fases pelas quais passou e a forma como foi pensada e trabalhada ao longo do século XX. A passagem de um ensino factual e que, em muitos casos, negava os conflitos sociais, para uma aprendizagem que desmitificava os heróis e que explicitava as desigualdades, buscando uma abordagem crítica da história, só foi possível a partir da redemocratização em 1985 e de uma mudança de paradigmas dentro das escolas e do ensino superior. Assim, esse texto se propõe a debater as permanências e as rupturas dos temas e problemas enfrentados no ensino de história no Brasil.

Biografia do Autor

Lidiane Friderichs, Doutoranda em História pela UNISINOS, bolsista Capes.

Doutoranda em História pela UNISINOS, bolsista Capes. Mestra em História pela UFPEL e Licenciada em História pela FURG.

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Publicado

2018-10-16

Como Citar

Friderichs, L., & Knack, E. R. J. (2018). História do ensino de História no Brasil: tendências, continuidades, rupturas. Revista Outras Fronteiras, 5(1), 85–104. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/outrasfronteiras/index.php/outrasfronteiras/article/view/309

Edição

Seção

Dossiê Temático