GRUPOS ESCOLARES E A AMPLIAÇÃO DA DOCÊNCIA FEMININA EM CUIABÁ-MT DURANTE A PRIMEIRA REPÚBLICA

Autores

  • Nailza da Costa Barbosa Gomes UFMT

Palavras-chave:

profissionalização docente feminina, Grupos Escolares, Primeira República.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar de que maneira os Grupos Escolares contribuíram para o processo da profissionalização docente feminina ocorrido em Cuiabá-MT, na Primeira República. Toma-se como ponto de referência a implantação de dois Grupos Escolares na cidade, no ano de 1910. Tal análise utiliza-se a comparação de mapas e quadros escolares de períodos distintos ao da implantação desses Grupos Escolares, ou seja, mapas de 1892 – início do período republicano e de 1930 – final da Primeira República. 

Biografia do Autor

Nailza da Costa Barbosa Gomes, UFMT

Estudante do Programa de Pós-Graduação em História em nível de doutorado da Universidade Federal de Mato Grosso. Professora de História da rede pública de ensino. Áreas de interesse: Educação e História com ênfase em gênero, classe e raça.Lattes: http://lattes.cnpq.br/1310977895214083

Referências

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Relatório das Escolas Normal e Modelo Anexa ao Exmo. Sr. Dr. Secretário de estado dos negócios do interior, da justiça e fazenda: APMT - nº. 98, 1911. Anexo 07.

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Publicado

2017-08-15

Como Citar

Barbosa Gomes, N. da C. (2017). GRUPOS ESCOLARES E A AMPLIAÇÃO DA DOCÊNCIA FEMININA EM CUIABÁ-MT DURANTE A PRIMEIRA REPÚBLICA. Revista Outras Fronteiras, 4(1), 93–109. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/outrasfronteiras/index.php/outrasfronteiras/article/view/258

Edição

Seção

Dossiê Temático