(POLI) GÊNEROS E MÚSICA: ENSAIOS SOBRE LINIKER, AS BAHIAS E A COZINHA MINEIRA E RICO DALASAM
Palavras-chave:
Cultura, Identidade e Teoria QueerResumo
Não é de hoje que despontam em plataformas de comunicação de grande alcance personagens que fogem aos padrões heteronormativos. A música e a Internet são alguns desses espaços em que alguns nomes têm surgido com certa frequência e repercussão. No Brasil, Liniker, Rico Dalasam e a banda As Bahias e a Cozinha Mineira são indícios históricos e sociais que se apresentam na contramão do que é convencionado e comum nessas plataformas. Estudar esses expoentes da cultura, que constroem e desconstroem por meio da música, conceitos identitários, de gênero e da sexualidade, é a proposta que apresentamos. E o faremos a partir de uma análise ensaísta de trechos das suas músicas e entrevistas disponíveis nos discos e na internet.Referências
BEAUVOIR, S. O Segundo Sexo, v. I, II. Tradução Sérgio Milliet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
BUTLER, J. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do “sexo”. In: LOURO, G. L. (Org.) O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2 ed. Tradução: T. T. Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 112-125.
FOUCAULT, M. A Ordem do Discurso. São Paulo: Loyola, 1996.
_____________. Sexualidade e Poder. In: MOTTA, M. B. Ética, Sexualidade, Política: Coleção Ditos & Escritos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. p. 56-77.
___________. Microfísica do Poder. Org. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979
_________. A história da sexualidade 1: A vontade de saber. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Tradução: T. T. da Silva & G. L. Louro. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006.
HALL, S. Quem precisa de identidade? In: SILVA, T. T. (Org. e Trad.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. p. 103-133.
LOURO, G. L. Teoria Queer - uma política pós-identitária para a educação. Revistas Estudos Feministas, Florianópolis, v. 2, n.1, jul/dez. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ref/v9n2/8639.pdf. Acesso em: 07/01/16
NEPOMUCENO, M. A. Saber Queer: a encenação do corpo, gênero e sexualidade. Revista Ártemis. v. 10, jul. 2009. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/artemis/article/view/11831. Acesso em: 16/05/16
PRECIADO, B. Manifesto Contrassexual. Políticas subversivas de identidade sexual. São Paulo: n-1 edições, 2014.
SILVA, T. T. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T. (Org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. p. 73-102.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de manuscritos implica a cessão de direitos autorais e de publicação à Revista Outras Fronteiras, que não se compromete com a devolução das colaborações recebidas.