A LUTA PELA TERRA NA AMAZÔNIA: O ASSENTAMENTO QUINTINO LIRA EM SANTA LUZIA DO PARÁ (2007-2015)

Autores

  • Elias Diniz Sacramento Universidade Federal do Pará
  • Antonio Jefferson Paiva Oliveira Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

, Amazônia, Conflitos de terra, Quintino.

Resumo

: O presente artigo procura analisar a disputa pela terra localizada no assentamento Quintino Lira no município de Santa Luzia do Pará, nordeste paraense desde o ano de 2007 quando aproximadamente cem famílias ocuparam uma área denominada de fazendas Cambará I e II de aproximadamente trezentos mil hectares, e, que tinham como supostamente donos o então deputado federal Josué Bengtson e seus filhos Paulo Bengtson e Marcos Bengtson. As análises aqui permearão um debate a cerca da questão da propriedade da terra bem como as ações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Também será apresentado um debate teórico dos conflitos pela posse da terra na Amazônia e mais especificamente no estado do Pará, e ainda um dos personagens emblemático, que leva o nome do assentamento, Armando Alves Lira ou Quintino Lira.

Biografia do Autor

Elias Diniz Sacramento, Universidade Federal do Pará

Historiador: Mestre em História Social da Amazônia  (UFPA) e Doutorando em História Social da Amazônia  (UFPA). Docente do Curso de História da UFPA Campus Cametá. Membro do Grupo de Pesquisa História do Tempo Presente na Amazônia (UFPA/CNPQ).

Antonio Jefferson Paiva Oliveira, Universidade Federal do Pará

Graduado em Licenciatura em História pela UFPA

Referências

ACEVEDO MARIN, Rosa Elizabeth. Julgados da terra: cadeia de apropriação e atores sociais em conflito na Ilha de Colares. Pará. Belém, Pará, 2004.

ACEVEDO MARIN, Rosa Elizabeth & CASTRO, Edna Maria Ramos de. No caminho de pedras de Abacatal: experiência social de grupos negros no Pará. Belém: NAEA, 2004.

ACEVEDO, MARIN, Rosa Elizabeth & CASTRO, Edna Maria Ramos de. Negros do Trombetas: guardiões de matas e rios. 2ª ed. (revista e ampliada). Belém: Cejup, 1999.

BARATA, Ronaldo. Inventário da violência: crime e impunidade no campo paraense. Belém: Editora Cejup, 1995.

BARP, Wilson José. CAMPO MINADO: vidas esfaceladas. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/bitstream/2011/3075/1/Artigo_CampoMinadoVidas.pdf. Acesso em: 17 de Maio de 2016.

BRELAZ, Walmir Moura. Os sobreviventes do massacre de Eldorado do Carajás: um caso de violação do principio da dignidade da pessoa humana. Belém: [s/n], 2006.

CALDARTI, Roseli Salete. MST – Um novo sujeito. In: SANTOS, Deise dos. O MST e a constituição: um sujeito histórico na luta pela reforma agraria no Brasil. 1ª ed. – São Paulo: Expressão Popular, 2007.

CARNEIRO, Ana; CIOCCARI, Marta. Retrato da Repressão Política no Campo – Brasil 1962-1985 – Camponeses torturados, mortos e desaparecidos. – Brasília: MDA, 2011.

FIGUEIRA, Ricardo Rezende. Rio Maria: Canto da Terra. 1ª Ed. Petrópolis: Vozes, 1993.

FONTES, Edilza Joana de Oliveira. A reforma agrária em projeto: o uso do espaço legal para garantir o acesso a terra no Pará (1960-1962). Paraná: Antíteses, v. 8, Nov. 2015.

GUIMARÃES, Alberto Passos. Quatro séculos de Latifúndio. In: A questão agrária no Brasil: O debate tradicional: 1500 – 1960 / João Pedro Stedile (org). São Paulo: Editora. Expressão Popular, 2011.

LOUREIRO, violeta Refkalefsky. Estado, bandidos e heróis: utopia e luta na Amazônia. Belém: Cejup, 2001.

MARTINS, José de Souza. A reforma agrária e os limites da democracia na “Nova República.” São Paulo: HUCITEC,1986.

MOTTA, Márcia; ESTEVES, Carlos Leandro da Silva. Ligas Camponesas: história de uma luta (des)conhecida. In: Formas de resistência camponesa: visibilidade e diversidade de conflitos ao longo da história, vol.2: concepções de justiça e resistência nas republicas do passado (1930-1960) / Márcia Motta, Paulo Zarth (orgs.) – São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: Ministério do Desenvolvimento Agrário, NEAD, 2009.

PEREIRA, Airton dos Reis. A prática da pistolagem nos conflitos de terra no sul e no sudeste do Pará. In: Revista Territórios e Fronteiras, Cuiabá, vol.8, n.1, jan.-jun. 2015.

PEREIRA, Airton dos Reis. Do posseiro ao sem-terra: a luta pela terra no sul e sudeste do Pará. Recife: Editora UFPE, 2015.

PETIT, Pere. Chão de promessas: elites políticas e transformações econômicas no estado do Pará pós-1964. Belém: Paka-Tatu, 2003.

PETIT, Pere. O golpe civil-militar, a ditadura e as disputas políticas no Estado do Pará: 1964-1985. In: Revista de Estudios Brasileños, vol. 3, n. 4, 2016.

PICOLI, Fioreli. A violência e o poder de destruição do capital na Amazônia / Fioreli Picoli. – Florianópolis: Editora em debate, 2012.

PICOLI, Fioreli. Amazônia: do mel ao sangue – os extremos da expansão capitalista. 2ed. Sinop. Editora Fiorelo, 2005.

PRADO JÚNIOR, Caio. A questão agrária e a revolução brasileira – 1960: In: A questão agrária no Brasil: O debate tradicional: 1500 – 1960 / João Pedro Stedile (org). São Paulo: Editora. Expressão Popular, 2011.

REIS, Daniel Aarão. Ditadura e democracia no Brasil: do golpe de 1964 à Constituição de 1988. 1ed. – Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

SACRAMENTO, Elias Diniz. As almas da terra: a violência no campo mojuense. Belém: Açaí, 2012.

SAUER, Sérgio. Violação dos direitos humanos na Amazônia: conflito e violência na fronteira paraense. Goiânia: CPT; Rio de Janeiro: Justiça Global; Curitiba: Terra de Direitos, 2005.

SCHMINK & WOOD, Marianne & Charles H. Conflitos sociais e a formação da Amazônia [tradução de Noemi Myiasaka Porro e Raimundo Moura]. Belém: Ed. UFPA, 2012.

SILVA, Ricardo Oliveira da; A Questão Agrária Brasileira em debate (1958-1964): As perspectivas de Caio Prado Júnior e Alberto Passos Guimarães. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre – RS. 2008.

Downloads

Publicado

2017-01-16

Como Citar

Sacramento, E. D., & Paiva Oliveira, A. J. (2017). A LUTA PELA TERRA NA AMAZÔNIA: O ASSENTAMENTO QUINTINO LIRA EM SANTA LUZIA DO PARÁ (2007-2015). Revista Outras Fronteiras, 3(2), 115–140. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/outrasfronteiras/index.php/outrasfronteiras/article/view/240