OS “NARRADORES DE ABEL”: HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE UMA CIDADE AMAZÔNICA.

Autores

  • Thiago Broni de Mesquita Universidade Federal do Pará
  • Edilza Joana Oliveira Fontes Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Palavras-chave, Abel Figueiredo, narrativa, memória.

Resumo

O presente artigo é produto do projeto de pesquisa “Histórias e memórias de Abel Figueiredo”, município localizado no sudeste do Pará. O artigo evidencia as unidades narrativas apresentadas pelos entrevistados ao longo do projeto e que dizem respeito a constituição desta cidade, que reúne características de uma cidade amazônica da segunda metade do século XX, construída por migrantes, à beira da estrada em áreas de expansão na Amazônia e cuja emancipação política ocorre no início dos anos 90.  

Biografia do Autor

Thiago Broni de Mesquita, Universidade Federal do Pará

Professor substituto em História da Amazônia na Universidade Federal do Pará (20152016),Doutorando em História Social pela Universidade Federal do Rio deJaneiro (PPGHIS/UFRJ), Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Pará (2012), Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal do Pará(2009). Tem experiência de pesquisa nas áreas de História Política, História Agrária, História da Amazônia, história do sul e sudeste do Pará, Teoria Política, TeoriaDemocrática, Instituições Políticas e Políticas Públicas. Tem experiência na área de ensino de história, atuando como professor das disciplinas de estágiosupervisionado, metodologia do ensino de história, prática curricular continuada, didática e legislação educacional.

Edilza Joana Oliveira Fontes, Universidade Federal do Pará

Edilza Joana Oliveira Fontes, possui Graduação em História pela Universidade Federal do Pará (1982), Especialização em Ciência Política pela Universidade Federal do Pará (1987), Mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e Doutorado em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2002). No âmbito acadêmico, atualmente é Professora Associada III da Faculdade de História - UFPA e do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia e do Programa de Ciência Política do curso de Ciências Sociais e membro da Associação Nacional dos Professores de História - ANPUH/PA. Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistoria) no estado do Pará. Sou membro do Instituto Histórico e Geográfico do Estado do Pará - IHGP e Coordenadora dos Campus Ananindeua (UFPA). Presidente da Comissão "César Leite" Memória e Verdade da universidade Federal do Pará. No Governo do Estado do Pará foi Diretora Geral da Escola de Governo do Estado do Pará e Superintendente do Planejamento Territorial Participativo do Pará. No âmbito nacional foi Presidente da Associação Nacional das Escolas de Governo. Exerceu, ainda, a Presidência do Conselho Estadual de Educação do Pará. Foi Presidente da Fundação Cultural do Município de Belém entre janeiro de 1997 e março de 1998. Tem ampla experiência nas áreas de História Social da Amazônia e movimentos sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Memórias, História do Trabalho, História Social, História Cultural, Movimentos Sociais e Políticos, bem como na produção de eventos, livros, artigos acadêmicos, além de desenvolver atividades nas áreas de Planejamento Estratégico, Administração Administração e Gestão Pública, Educação e Ensino. Atualmente é Coordenadora do Campus de Ananindeua da UFPA, Titular do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, Presidente da Associação Brasileira de História - ANPUH-PA e Presidente da Comissão "Cesar Leite" de Memória e Verdade da UFPA.

Downloads

Publicado

2017-01-16

Como Citar

de Mesquita, T. B., & Oliveira Fontes, E. J. (2017). OS “NARRADORES DE ABEL”: HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE UMA CIDADE AMAZÔNICA. Revista Outras Fronteiras, 3(2), 4–28. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/outrasfronteiras/index.php/outrasfronteiras/article/view/229

Edição

Seção

Dossiê Temático