PIBID: IDENTIDADE E DIFERENÇA NO CONTEXTO DO RIO 450 ANOS
Palavras-chave:
Pibid, Ensino de Historia, identidade e diferençaResumo
O presente trabalho é relato da experiência de bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) durante o ano de 2015. As atividades nesse ano foram baseadas no tema Rio 450 anos a partir do eixo Identidade e Diferença. Este texto destaca três oficinas pedagógicas realizadas com estudantes do Colégio Estadual Antônio Prado Jr.Referências
FACINA, Adriana. “Não me bate doutor” : Funk e a criminalização da pobreza. Rio de Janeiro: texto apresentado no V ENECULT , março de 2009. Disponível em : http://www.cult.ufba.br/enecult2009/19190.pdf Acesso em 8/2015 e FACINA, Adriana. “Eu só quero é ser feliz”: quem é a juventude funkeira no Rio de Janeiro? . Revista EPOS. Rio de Janeiro. Vol 1 nº: 2. Outubro de 2010. Disponível em : http://revistaepos.org/?p=218 Acesso em 8/2015
LOPES, Adriana. “Funk-se quem quiser” no batidão negro da cidade carioca. Rio de Janeiro:Bom Texto, 2011.
DAYRELL, Juarez. A escola como espaço sócio-cultural. In: DAYRELL, Juarez (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1996.
BRASIL. Lei 5543, de 22 de setembro de 2009. Disponível em : http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/contlei.nsf/f25571cac4a61011032564fe0052c89c/78ae3b67ef30f23a8325763a00621702?OpenDocument acesso em 6/2016
BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas.6 ª Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
Disponível em : http://charges.uol.com.br/2015/09/25/democracia-racial/ acesso em 6/2016
Disponível em: https://medium.com/i-m-h-o/quando-tirei-minha-negritude-do-armario-1000a1f141bb#.reu1wd2ah acesso em 6/2016
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de manuscritos implica a cessão de direitos autorais e de publicação à Revista Outras Fronteiras, que não se compromete com a devolução das colaborações recebidas.