A IRA DE DEUS EM DECAMERON, DE BOCCACCIO

Autores

  • Jéssica Scheer Salles UNIFESP

Resumo

Este artigo tem por objetivo abordar a peste negra de 1348, em Florença, através da fonte Decameron, de Boccaccio, obra que retrata o acontecimento de forma satírica, o que nos servirá para debater as condições dos poderes eclesiástico e imperial durante este momento. Também pretendemos discorrer sobre como a historiografia posicionou-se em relação ao debate sobre a ruptura entre a Idade Média e o chamado Renascimento, situando a peste negra como um fator para a crise do século XIV.

Biografia do Autor

Jéssica Scheer Salles, UNIFESP

Graduanda em História na UNIFESP, desenvolveu Iniciação Científica intitulada “Ellis e Booth: Retratos das doenças e problemas sociais na Inglaterra Vitoriana na década de 1880”, sob orientação da Profa. Dra. Ana Lúcia Lana Nemi. Atualmente, desenvolve pesquisa ainda na área de História Contemporânea sob orientação da mesma professora, e integra o Grupo de Estudos “Poder, autoridade e heresias durante a Antiguidade Tardia e Idade Média”, coordenado pela Profa. Dra. Rossana Alves Baptista Pinheiro. Contato: jessica-scheer@hotmail.com.

Downloads

Como Citar

Salles, J. S. (2016). A IRA DE DEUS EM DECAMERON, DE BOCCACCIO. Revista Outras Fronteiras, 2(2), 89–104. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/outrasfronteiras/index.php/outrasfronteiras/article/view/212