AS TRANSMISSÕES DE BENS NA ESCRITA DA HAGIOGRAFIA DE CESÁRIO DE ARLES (SÉCULO VI)

Autores

  • Karen Torres da Rosa USP

Resumo

O artigo lança um olhar sobre a Vida de São Cesário, inserindo-a nas estratégias de transmissão de bens e salvaguarda dos bens episcopais e da diocese de Arles na família vinculada ao Mosteiro de São João. Tal problemática auxilia na compreensão da importância do mosteiro como espaço de transmutação dos laços consanguíneos em espirituais, capazes de tornar o mosteiro e suas monjas herdeiros legítimos do bispo Cesário. Neste sentido, o artigo também fornece uma reflexão sobre como a autoridade episcopal se fortalece pela posse de bens e aproximação com fundamentos monásticos. 

Biografia do Autor

Karen Torres da Rosa, USP

Mestranda do Programa de História Social da Universidade de São Paulo, sob orientação do Prof. Dr. Marcelo Cândido da Silva. Bolsista FAPESP. Pesquisadora colaborada do Laboratório de Estudos Medievais-Núcleo USP. Contato: karentorres@gmail.com.

Downloads

Como Citar

da Rosa, K. T. (2016). AS TRANSMISSÕES DE BENS NA ESCRITA DA HAGIOGRAFIA DE CESÁRIO DE ARLES (SÉCULO VI). Revista Outras Fronteiras, 2(2), 23–37. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/outrasfronteiras/index.php/outrasfronteiras/article/view/208