SUCESSÃO APOSTÓLICA, REFUTAÇÃO HERESIOLÓGICA E MARTÍRIO NO CONTRA AS HERESIAS DE IRINEU DE LYON E HISTÓRIA ECLESIÁSTICA DE EUSÉBIO DE CESARÉIA (SÉCULOS II-IV)

Autores

  • Lays Silva Stanziani UNIFESP

Resumo

O presente artigo analisa a obra Contra as Heresias, escrita por Irineu, bispo de Lyon, em cerca de 177. Apresentaremos os meios utilizados por Irineu para refutar o gnosticismo, tanto quanto a retomada do tratado por Eusébio de Cesáreia em sua História Eclesiástica, escrita entre 290-324 d.C. Defenderemos que, nesta obra, o bispo de Cesaréia utilizou argumentos de Irineu de Lyon para legitimar sua visão de uma história eclesiástica, principalmente no que concerne à questão do martírio e ao combate à heresia.

Biografia do Autor

Lays Silva Stanziani, UNIFESP

Bacharel em História pela UNIFESP e pesquisadora do LEME-Núcleo UNIFESP. Contato: lays.stanziani@gmail.com. Parte dos resultados apresentados neste artigo foram obtidos em Iniciação Científica que contou com apoio do CNPq e defendidos em forma de Trabalho de Conclusão de Curso, sob orientação da Profa. Dra. Rossana Alves Baptista Pinheiro, em 2014.

Downloads

Como Citar

Stanziani, L. S. (2016). SUCESSÃO APOSTÓLICA, REFUTAÇÃO HERESIOLÓGICA E MARTÍRIO NO CONTRA AS HERESIAS DE IRINEU DE LYON E HISTÓRIA ECLESIÁSTICA DE EUSÉBIO DE CESARÉIA (SÉCULOS II-IV). Revista Outras Fronteiras, 2(2), 5–22. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/outrasfronteiras/index.php/outrasfronteiras/article/view/207