DEPOIMENTOS DE HISTORIADORAS: MEMÓRIA, REFLEXÃO E SENTIMENTOS ACERCA DE UM OFÍCIO EM CONSTRUÇÃO

Autores

  • Carmem Silvia da Fonseca Kummer Liblik Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná.

Palavras-chave:

memória, vida profissional, historiadoras.

Resumo

Por meio de entrevistas realizadas entre os anos de 2013 e 2015 com historiadoras universitárias brasileiras da segunda geração, procuramos neste artigo tecer algumas reflexões sobre o processo de construção da identidade do historiador com mediação da memória. Os relatos de vida oferecem registros dos percursos profissionais e intelectuais de mulheres que imprimiram suas marcas tanto no ensino universitário quanto na historiografia, evidenciando articulações possíveis entre o domínio institucional e a instância pessoal.

Biografia do Autor

Carmem Silvia da Fonseca Kummer Liblik, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná; participante do Núcleo de Estudos de Gênero da UFPR.

Referências

AZEREDO, Fernanda. Pântanos de relações e colchões de cumplicidade: academia e conjugalidade na perspectiva de quatro mulheres intelectuais. Dissertação submetida ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2012.

CAPELATO, M. H.; GLEZER, R.; FERLINI, V. L. A. Escola Uspiana de História. Estudos Avançados, 8(22), 1994.

CANDAU, Joël. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2012.

CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense, 2011.

CORRÊA, Mariza. Antropólogas & Antropologia. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2003.

FALCON, Francisco J. C. “A identidade do Historiador”. Estudos Históricos. Vol. 9, n. 17, 1996.

FALCON, Francisco José Calazans. O II Simpósio dos Professores Universitários de História. Boletim de História, Centro de Estudos de História, Faculdade Nacional de Filosofia, Universidade do Brasil, Rio de Janeiro, ano V, n. 7, 1963, p 112.

FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. A Universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Educar. Curitiba: Editora UFPR, n. 28, 2006, p. 34.

FERREIRA, Marieta de Moraes. A História como ofício: a contribuição de um campo disciplinar. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013, p. 131.

FERREIRA, Marieta de Moraes. A História como ofício: a contribuição de um campo disciplinar. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013. FAVERO, M. L. A. Da Cátedra Universitária ao Departamento; subsídios para discussão. In: 23ª Reunião Anual da ANPEd, 2000, Caxambú-MG. Anais da 23ª Reunião da ANPEd /CD - ROM, 2000.

GONÇALVES, Marcia de Almeida, GONTIJO, Rebeca. “Sobre história, historiografia e historiadores: entrevista com Francisco José Calazans Falcon”. História da historiografia. Ouro Preto, n. 7, nov./dez, 2011.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

LANG, Alice Beatriz da Silva Gordo. História oral: muitas dúvidas, poucas certezas e uma proposta (p. 43-44). In: MEIHY, José Carlos Sebe (Org.). (Re)Introduzindo história oral no Brasil. São Paulo: EDUSP, 1996.

NOVAIS, Fernando e SILVA, Rogerio Forastieri da ( orgs.). Nova história em perspectiva. Vol. 1. São Paulo: Cosac Naify, 7-70, 2011.

POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 2, n. 3, 1989, p. 3-15.

RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história: fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2010.

Downloads

Publicado

2016-06-28

Como Citar

Liblik, C. S. da F. K. (2016). DEPOIMENTOS DE HISTORIADORAS: MEMÓRIA, REFLEXÃO E SENTIMENTOS ACERCA DE UM OFÍCIO EM CONSTRUÇÃO. Revista Outras Fronteiras, 3(1), 76–99. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/outrasfronteiras/index.php/outrasfronteiras/article/view/180

Edição

Seção

Dossiê Temático