AFRICANAS E AFRICANOS EM DESTERRO (1850-1888): PRESSUPOSTOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • Ana Júlia Pacheco Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Palavras-chave:

Ensino de História, Populações de Origem Africana, Historiografia

Resumo

O presente artigo propõe-se apreender alguns pressupostos teóricos para o ensino da história das populações de origem africana em Desterro/Florianópolis, na segunda metade do século XIX, a partir de uma revisão bibliográfica da recente produção historiográfica catarinense sobre as experiências desses sujeitos. Articulado com as demandas legais, especialmente no que diz respeito à Lei Federal 10.639/03 que tornou obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas redes de ensino, o objetivo é discutir e apresentar possibilidades para o ensino do conhecimento histórico desvinculada de um olhar colonial sobre a trajetória dessas populações. Este texto é fruto da minha experiência no estágio docência de História realizado com uma turma do primeiro ano do ensino médio do Colégio de Aplicação (CA) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UFSC). 

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Publicado

2016-06-28

Como Citar

Pacheco, A. J. (2016). AFRICANAS E AFRICANOS EM DESTERRO (1850-1888): PRESSUPOSTOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA. Revista Outras Fronteiras, 3(1), 197–214. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/outrasfronteiras/index.php/outrasfronteiras/article/view/174