MEMÓRIA E CONHECIMENTOS DE TRADIÇÃO ANCESTRAL NAS NARRATIVAS DE UMA BENZEDEIRA AFRO-BRASILEIRA

Autores

  • Maria Aparecida de Barros Universidade Estadual de Londrina - UEL

Palavras-chave:

Memória, oralidade, herança ancestral.

Resumo

A proposta  deste artigo resulta-se de  pesquisa de campo a uma benzedeira do norte paranaense, Cândida Gomes, somada às fontes bibliográficas. A demanda consistiu em analisar a relevância da memória ancestral, na atividade de cura, processada por Dona Cândida. Além disso, os esforços também se concentraram em ressaltar a poeticidade de suas histórias, na maestria de voz, corpo e performance, dos fatos içados de sua memória. 

Biografia do Autor

Maria Aparecida de Barros, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Professora da rede pública da educação básica do estado do Paraná. Quando atuei no Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio priorizei a formação continuada dos professores, no desenvolvimento de ações de estudo e aplicação de teorias sociointeracionista em sala de aula, na disciplina de Língua Portuguesa. Outra ação, incluindo as diversas áreas do conhecimento centrou-se no projeto Contação de Histórias do Norte de Paraná, envolvendo professores, alunos e pessoas comuns das comunidades, com assessoria de professoras do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina. O ponto central do Contação de Histórias recaiu sobre a memória. Professores e alunos efetuaram pesquisa de campo com os moradores eleitos pela comunidade estudantil, tanto as recordações e os entrevistados integraram-se ao ambiente escolar. As memórias recolhidas fizeram parte dos conteúdos disciplinares. Disto resultou a publicação de vários acervos.

Referências

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. Trad. Rogério Fernandes, 2ªed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

______, Mito e realidade. Trad. Pola Civelli. São Paulo: Perspectiva, 2007.

GOMES, Cândida. Entrevista em registro áudio visual. Realização Maria Aparecida de Barros, em julho de 2009. Cornélio Procópio – Paraná.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de história oral, 4ª ed. São Paulo: Loyola, 2002.

ONG, Walter. Oralidade e cultura escrita: a tecnologização da palavra. Campinas, SP: Papirus, 1998.

SILVIA, Maria Luiza dos Santos. A Folia de Reis da família Corrêa de Goianira: uma manifestação da religiosidade popular. Dissertação de Mestrado. Universidade Católica de Goiás, 2006, disponível em: <http://tede.biblioteca.ucg.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=222>.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Trad. Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

ZHUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Naify, 2007.

Downloads

Publicado

2016-06-28

Como Citar

Barros, M. A. de. (2016). MEMÓRIA E CONHECIMENTOS DE TRADIÇÃO ANCESTRAL NAS NARRATIVAS DE UMA BENZEDEIRA AFRO-BRASILEIRA. Revista Outras Fronteiras, 3(1), 100–117. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/outrasfronteiras/index.php/outrasfronteiras/article/view/170

Edição

Seção

Dossiê Temático