O Rap do Pequeno Príncipe contra as almas sebosas: as personagens no cinema documentário brasileiro

Autores

  • Adérito Schneider Alencar e Távora Doutorando em História pela Universidade Federal de Goiás - UFG

Palavras-chave:

Cinema, documentário, personagens.

Resumo

Este artigo discute o uso das personagens no cinema documentário brasileiro e, mais especificamente, em O rap do Pequeno Príncipe contra as almas sebosas. Todavia, para compreender de que formas as personagens são inseridas nessa obra, comparo a mesma com outros filmes anteriores da cinematografia nacional – especialmente do Cinema Novo e do cinema documentário brasileiro contemporâneo (pós-Retomada). Apoio-me principalmente nos conceitos de “tipos sociológicos” e “locutores auxiliares”, de Jean-Claude Bernardet, e no conceito de personagem individualizada. Portanto, ao fazer isso, analiso (de maneira geral) as formas como as personagens são historicamente utilizadas para a construção narrativa no cinema documentário brasileiro.

Biografia do Autor

Adérito Schneider Alencar e Távora, Doutorando em História pela Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutorando em História pela Universidade Federal de Goiás - UFG

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Publicado

2015-08-06

Como Citar

Távora, A. S. A. e. (2015). O Rap do Pequeno Príncipe contra as almas sebosas: as personagens no cinema documentário brasileiro. Revista Outras Fronteiras, 2(1), 98–116. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/outrasfronteiras/index.php/outrasfronteiras/article/view/150