Gestão na Política Pública de Saúde: uma análise administrativa de prevenção e combate a doenças em municípios pernambucanos
DOI:
10.19093/res9224Palavras-chave:
Recursos públicos. Pernambuco. Orçamento da saúde.Resumo
As crescentes notificações por HIV no Brasil evidenciadas do Ministério da Saúde preocupam, mesmo com as políticas de combate serem considerada um modelo mundial. As notificações em Pernambuco mostram um crescente, acompanhando os números e estatísticas brasileiras, mesmo que regiões como o Sul e o Sudeste venham apresentando decréscimo nesse montante. Neste sentido, o objetivo deste artigo é a avaliação da gestão da Política Pública de Saúde em municípios pernambucanos em relação a prevenção e combate ao HIV/Aids. Como se deram as gestões das secretarias de saúde diante da evolução da epidemia de HIV nos municípios de Caruaru, Petrolina, Igarassu, Cabo de Santo Agostinho e Tamandaré, em Pernambuco, no período de 2010 a 2018. Como resultante, observou-se que, mesmo diante da evolução da doença, nos municípios estudados, o orçamento não acompanhou esse crescimento.
Referências
BAER, W. The regional impact of national policies: The case of Brazil. Massachusetts: Edward Elgar Publishing, 2012.
BAPTISTA, T. W. F.; REZENDE, M. A ideia de ciclo na análise de políticas públicas. Caminhos para análise das políticas de saúde, v. 1, p. 221–272, 2011.
BRAVO, M. I. S.; MATOS, M. C.; ARAÚJO, P. S. X. Capacitação para Conselheiros de Saúde-textos de apoio. Rio de Janeiro, 2001.
DIAS, R.; MATOS, F. Políticas públicas: princípios, propósitos e processos. São Paulo: Atlas, p. 1–15, 2012.
DYE, T. R. Mapeamento dos modelos de análise de políticas públicas. Políticas públicas e desenvolvimento: bases epistemológicas e modelos de análise. Brasília: UNB, p. 99–129, 2009.
FREY, K. Políticas públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil. Planejamento e políticas públicas, n. 21, 2009.
GODOI, C. K.; MELO, R. B.; SILVA, A. B. Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2010.
LIMA, K. R. B.; SILVA, J. A.; PEREIRA, L. A. Uma análise sobre a política pública de saúde no Brasil enfatizando o contexto neoliberal. 2013.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MENDES, E. V. Uma agenda para a saúde. São Paulo: Atlas, 1996.
OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. São Paulo: Atlas, 2013.
RESENDE, G. M. Avaliação de políticas públicas no Brasil: uma análise de seus impactos regionais. 2014.
SARAIVA, E. O conceito de política pública. SARAVIA, E.; FERRAREZI, E. Políticas Públicas, Coletânea, v. 1, 2006.
SECCHI, L. Políticas Públicas: Conceitos. Esquemas de Análise, Casos Práticos, 2010.
SILVA, C. L.; BASSI, N. S. S. Políticas públicas e desenvolvimento local. Políticas públicas e desenvolvimento local: instrumentos e proposições de análise para o Brasil. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.
SIMÕES, J. A. Generations, changes and continuities in the social experience of male homosexuality and the HIV-AIDS epidemic. Sexualidad, Salud y Sociedad (Rio de Janeiro), n. 29, p. 313–339, 2018.
SOUSA, R. C.; BATISTA, F. E. B. Política pública de saúde no Brasil: história e perspectivas do Sistema Único de Saúde–SUS. VII Congresso Norte e Nordestede Pesquisa e Inovação. Palmas-TO. Anais...2012
SOUTO-MAIOR, E. Uma Política de Saúde Pública para o Brasil. In: Política Nacional de Saúde Pública. A trindade desvelada: Economia-saúde-população. 3. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2012.
TODARO, M. P.; SMITH, S. C. Economic Development 7thHarlow: Addison-Wesley, , 2000.
VIEIRA-DA-SILVA, L. M.; PAIM, J. S.; SCHRAIBER, L. B. O que é saúde coletiva? In: Saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: MedBook, 2014. p. 3–12.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.