OS CORREDORES EXCLUSIVOS DE ÔNIBUS: QUAL SUA IMPORTÂNCIA E SEU IMPACTO NA CIDADE DE CURITIBA
DOI:
10.19093/res9193Palavras-chave:
Faixas Exclusivas. Mobilidade Urbana. Transporte Coletivo.Resumo
A crescente procura por meios de transporte público que sejam eficientes e de qualidade nos centros urbanos reitera a necessidade de novos e maiores investimentos pela iniciativa pública no setor da mobilidade urbana. Dado exposto, o presente estudo consiste em analisar quais os possíveis impactos que a implantação de faixas exclusivas causa na cidade de Curitiba (PR). Em primeiro momento o estudo utiliza-se de revisão bibliográfica que permite verificar aspectos técnicos, baseando-se em obras que visam dar melhor entendimento sobre o tema da forma em que são apresentados no contexto histórico. Na sequência buscou-se realizar um estudo quali-quantitativo que visam dar sustentação ao tema proposto por meio de estudos bibliográficos e levantamento de dados. O estudo buscou analisar se houve ganho de tempo em duas faixas exclusivas que foram implantadas na cidade de Curitiba, sendo elas nas ruas XV de Novembro e Rua Marechal Deodoro, trecho entre Rua João Negrão e Alameda Doutor Muricy. A análise permitiu identificar se houve um impacto em linhas do transporte coletivo que utilizam os trechos mencionados. Fora possível evidenciar que os trechos ainda carecem de novas intervenções para que haja um impacto melhor na mobilidade urbana da cidade.
Referências
ALLIARDI, E. Mobilidade urbana de Cachoeirinha: Impactos de uma faixa exclusiva de ônibus. 2016. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/148726.> Acesso em: 7.mai.2019.
AUGUSTO, E. Panorama do Sistema de Transporte Público em Curitiba - PR, 2015. Disponível em: <https://www.mobilize.org.br/midias/pesquisas/panorama-do-sistema-de-transporte-em-curitiba.pdf>. Acesso em: 3.mai.2019.
BARAT, F. Estrutura metropolitana e sistema de transportes: Estudo de Caso. Rio de Janeiro: Editora IPEA/INPES, 1975.
BRASIL. Ministério das Cidades. Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana. Manual do BRT: Guia de planejamento. Brasília, DF, 2007.
FREIRE, S.A; MONTENEGRO, A.P; PANET, M.F; ALVES, L.C; SILVA, F.J. Mobilidade urbana sustentável: Uma avaliação do sistema integrado de transporte público coletivo na cidade de João Pessoa. In: Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 13, 2010.
GAZETA DO POVO. Linha Verde ainda mantém cara de rodovia. 2010. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/linha-verde-ainda-mantem-cara-de-rodovia-4d1g9x9bilcj1bhfxm923yq1a/.> Acesso em: 4.mai.2019.
GOMIDE, A.P. Transporte coletivo urbano em Uberlândia: a questão tarifária. In: 5º PRÊMIO MINAS DE ECONOMIA, 1992, Categoria Universitário. Belo Horizonte: BDMG, 1993.
IDEC. Análise das infraestruturas de priorização do transporte coletivo sobre pneus nas 12 capitais mais populosas do Brasil. 2018. Disponível em:<https://idec.org.br/sites/default/files/relatorio__pesquisa_de_prioridade_nas_vias.pdf> Acesso em 20.Jun.2019.
IPPUC. Eixo estrutural de Curitiba (Sem ano). Disponível em: http://www.ippuc.org.br/mostrarlinhadotempo.php?pagina=12. Acesso em: 3 mai. 2019.
MIRANDA, F.H. Mobilidade Urbana Sustentável e o caso de Curitiba. 2010. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-03052011-103404/en.php.> Acesso em: 1.mai.2019.
MONTEIRO, R, M. BRT ou faixa exclusiva para ônibus: Qual opção permite mais ganhos ao usuário. 2014. Disponível em: <http://www.perkons.com/pt/noticia/1549/brt-ou-faixa-exclusiva-para-onibus-qual-opcao-permite-mais-ganhos-aos-usuarios.> Acesso em: 5.jun.2019.
OBA, L.T. Curitiba e seus eixos estruturais, II encontro anual Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, 2004. Disponível em: <http://www.anppas.org.br/encontro_anual/encontro2/GT/GT14/leonardo_oba.pdf.> Acesso em: 3 mai.2019.
PMC - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA. Sistema viário organizou a cidade e induziu o desenvolvimento de Curitiba, 2015. Disponível em: <http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/sistema-viario-organizou-a-cidade-e-induziu-o-desenvolvimento-de-curitiba/37925.> Acesso em: 5.mai.2019.
SILVA, A.G.; ANNA, S.A.J. Análise dos Aspectos Qualitativos de Vias Exclusivas em Sistemas Modernos de Ônibus, 2006. Disponível em: <http://www.ig.ufu.br/revista/caminhos.htmle. >Acesso em: 6.mai.2019.
SILVA, M.D. Análise da Variabilidade do Tempo de Viagem Sistemas Bus Rapid Transit (BRT), 2015. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/127810>. Acesso em: 5.jun.2019.
STIEL, W.C. História do Transporte Urbano no Brasil. Ed. Única. Brasília EBTU Empresa Brasileira de Transportes. Editora Pini, 1984.
URBS. Transporte Curitibano. 2012. Disponível em: < https://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/noticia/transporte-de-curitiba >. Acesso em: 01.out.2019.
URBS. Composição de frotas. 2018. Disponível em: <https://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/transporte/rede-integrada-de-transportee. > Acesso em: 19.mai.2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.