DESEMPREGO E CRIME: UMA ANÁLISE TEMPORAL PARA A REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE

Autores

  • Anyuska Amaral Santiago anytrespontos@hotmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gabriel Sallum Pentagna Guimarães gabrielsallumpentagna@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

10.19093/res7158

Palavras-chave:

Desemprego, Taxa de criminalidade, Modelo de componentes não observados.

Resumo

Há inúmeros trabalhos que relacionam o desemprego, a desigualdade e a segurança pública como fatores que influenciam a taxa de criminalidade. Entretanto, são poucas as contribuições que se preocupam com erros de  especificação ocasionados por variáveis omitidas ou endógenas. Evitando estes problemas, este trabalho analisa a relação entre o desemprego e a criminalidade da Região Metropolitana de Porto Alegre utilizando dados de 2002 a 2017 através do Modelo de Componentes Não Observados. Os resultados mostram que há uma relação positiva robusta entre desemprego e a taxa de roubos, sendo muito mais forte para homens do que para mulheres. Além disso, o desemprego entre os mais jovens está relacionado positivamente tanto com as taxas de roubo quanto de furto. Por outro lado, crimes violentos e crimes relacionados às drogas não foram impactados pelo desemprego.

Biografia do Autor

Anyuska Amaral Santiago, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é mestranda de Economia Aplicada e estudante de graduação de Matemática Pura, ambos os cursos na UFRGS.

Gabriel Sallum Pentagna Guimarães, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em ciências econômicas pelo IBMEC-MG e atualmente cursa mestrado em Economia Aplicada na UFRGS

Downloads

Publicado

2019-08-13

Como Citar

Santiago, A. A., & Guimarães, G. S. P. (2019). DESEMPREGO E CRIME: UMA ANÁLISE TEMPORAL PARA A REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE. Revista De Estudos Sociais, 21(42), 84–98. https://doi.org/10.19093/res7158

Edição

Seção

Artigos