DESEMPREGO E CRIME: UMA ANÁLISE TEMPORAL PARA A REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE
DOI:
10.19093/res7158Palavras-chave:
Desemprego, Taxa de criminalidade, Modelo de componentes não observados.Resumo
Há inúmeros trabalhos que relacionam o desemprego, a desigualdade e a segurança pública como fatores que influenciam a taxa de criminalidade. Entretanto, são poucas as contribuições que se preocupam com erros de especificação ocasionados por variáveis omitidas ou endógenas. Evitando estes problemas, este trabalho analisa a relação entre o desemprego e a criminalidade da Região Metropolitana de Porto Alegre utilizando dados de 2002 a 2017 através do Modelo de Componentes Não Observados. Os resultados mostram que há uma relação positiva robusta entre desemprego e a taxa de roubos, sendo muito mais forte para homens do que para mulheres. Além disso, o desemprego entre os mais jovens está relacionado positivamente tanto com as taxas de roubo quanto de furto. Por outro lado, crimes violentos e crimes relacionados às drogas não foram impactados pelo desemprego.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.