DIVERSIDADE DE GÊNERO E A EVASÃO UNIVERSITÁRIA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT- CAMPUS RONDONÓPOLIS)

Autores

DOI:

10.19093/res6901

Palavras-chave:

Evasão, Diversidade, Gênero.

Resumo

Esta pesquisa analisa o fenômeno da evasão no ensino superior considerando a diversidade do fator humano, especificamente a variável gênero. Assim, busca-se comparar os motivos que provocaram a evasão de alunos dos cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas e sistemas de informação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT-Campus Rondonópolis) levando em conta as percepções de homens e mulheres. Os dados foram coletados por meio de um questionário eletrônico, composto por questões baseadas na escala Likert e por questões abertas, tendo como público-alvo alunos não matriculados em seus respectivos cursos, em dezembro de 2014. Modelos estatísticos, como análise fatorial, comparativo entre médias, correlações foram utilizados, bem como uma análise qualitativa das respostas das questões abertas. Os resultados apontam para diferenças estatisticamente significativas entre os motivos de evasão e o gênero, mas apenas para dois fatores, cidade e aprendizagem. Além disso, os dados qualitativos revelaram problemas em relação à didática em sala de aula e à pressão psicológica proveniente dos professores, a falta de preparo de outros alunos, a falta de professores e o fato de o curso ser novo. Outros problemas identificados foram relacionados à segurança, falta de linhas de pesquisa, projetos de extensão e programa de iniciação científica.

Biografia do Autor

André Luís Janzkovski Cardoso, Universidade Federal de Mato Grosso Campus Universitário de Rondonópolis

Professor de Mestrado em Gestão e Tecnologia Ambiental. Professor de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Rondonópolis. Líder do Grupo de Pesquisa - GEP@D e Coordenador das Linhas de Pesquisa em Gestão de Pessoas e Gestão Pública. Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Linha de pesquisa em Estratégia na Gestão Pública. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-Graduado em Administração pela Unicamp e Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). MBA Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Graduado em Engenharia Industrial Elétrica-Eletrônica-Telecomunicações pelo CEFET-PR. Certificado Project Manager Professional pelo PMI - Project Management Institute - USA desde 2004. Inglês fluente, Espanhol avançado. Avaliador dos Eventos EnANPAD e de Revistas de Administração. Profissional com ampla experiência no mercado atuando em diversas áreas e posições executivas. Atuação internacional em países europeus, latino-americanos e Estados Unidos.

Referências

ADACHI, A. A. C. T. Evasão e evadidos nos cursos de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2009. 214 f. Dissertação – Mestrado em Educação, UFMG/FaE.

AMBIEL, R. A. M. Construção da Escala de Motivos para Evasão do Ensino Superior. Avaliação Psicológica, v. 14, n. 1, p. 41–52, 2015.

AMBIEL, R. A. M.; SANTOS, A. A. A. DOS; DALBOSCO, S. N. P. Motivos para evasão, vivências acadêmicas e adaptabilidade de carreira em universitários. Psico, v. 47, n. 4, p. 288–297, 2016.

ATAÍDE, J. S. P.; LIMA, L. M.; ALVES, E. de O. A repetência e o abandono escolar no curso de licenciatura em física: um estudo de caso. Revista Physicae. v. 6, 2006.

BAGGI, C. A. D. S.; LOPES, D. A. Evasão e avaliação institucional no ensino superior: Uma discussão bibliográfica. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 16, n. 2, p. 355–374, 2011.

BARDAGI, M. P.; HULZ, C. S. Não havia outra saída: Percepções de alunos evadidos sobre o abandono do curso superior. Psico-UFS, v. 14, n. 1, p. 95–105, 2009.

BARDAGI, M.; HUTZ, C. S. Evasão universitária e serviços de apoio ao estudante: Uma breve revisão da literatura brasileira. Psic. Rev. São Paulo, v. 14, n. 2, p. 279–301, 2005.

BARROSO, M. F.; FALCÃO, E. B. M. EVASÃO UNIVERSITÁRIA: O CASO DO INSTITUTO DE FÍSICA DA UFRJ. Anais...IX Encontro Nacional De Pesquisa Em Ensino De Física. Jaboticatubas, 2004.

BERGAMO, F.; FARAH, O. E.; GIULIANI, A. C. A lealdade e a educação superior: Ferramenta estratégica para a retenção de clientes. Revista Gerenciais, v. 6, n. 1, p. 55–62, 2007.

BORGES, S. M. Fatores determinantes da evasão escolar no ensino superior: o estudo de caso do ILES/ULBRA de Itumbiara. Goiânia, 2011. 77 f. Dissertação (mestrado), Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu. Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional, Faculdades Alves Faria.

CENSO DEMOGRÁFICO 2010. Características da população e dos domicílios: resultados do universo. Rio de Janeiro: IBGE, 2011. Disponível em: <https://sidra.ibge.gov.br/home/ipca15/brasil>. Acesso em: jun. 2018.

COMISSÃO ESPECIAL DE ESTUDOS SOBRE A EVASÃO (MEC/ANDIFES/ABRUEM/SESU). Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas. Brasília, 1996.

COSTA, F. J. DA; BISPO, M. DE S.; PEREIRA, R. DE C. DE F. Dropout and retention of undergraduate students in management: a study at a Brazilian Federal University. RAUSP Management Journal, v. 53, p. 74–85, 2018.

CUNHA, J. V. A. DA et al. Quem está ficando para trás? Uma década de evasão nos cursos brasileiros de graduação em administração de empresas e ciências contábeis. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 9, n. 2, p. 124–142, 2015.

CUNHA, J. V. A. DA; NASCIMENTO, E. M.; DURSO, S. DE O. Razões e influências para a evasão universitária: Um estudo com estudantes ingressantes nos cursos de ciências contábeis de instituições públicas federais da região sudeste. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 9, n. 2, p. 141–161, 2016.

ELY, R. J.; THOMAS, D. A. Cultural diversity at work: the effects of diversity perspective on work group processes and outcomes. Administrative Science Quarterly, v. 46, p. 229-273, 2001.

FIELD, A. Descobrindo a estatística usando o SPSS. 2ª ed. Porto Alegre. Artmed, 2009.

FURTADO, V. V. A.; ALVES, T. W. Fatores determinantes da evasão universitária: uma análise com alunos da UNISINOS. Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 10, n. 2, p. 115–129, 2012.

GOMES, A. A. Evasão e Evadidos: O discurso dos alunos sobre evasão escolar nos cursos de licenciatura. Nuances. Vol. V – jul 1999.

HAIR JR. F.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. C.; BLACK, W. C. M. Análise Multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman, 2006.

HANASHIRO, D.M.M. Convivendo com a diversidade cultural. In: HANASHIRO, D.M.M.; TEIXEIRA, M.L.M.; ZACCARELLI, L.M. (Orgs.) Gestão do fator humano: uma visão baseada em stakeholders. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 45-111.

HANASHIRO, D.M.M.; TEIXEIRA, M.L.M.; ZACCARELLI, L.M. (Orgs.) Gestão do fator humano: uma visão baseada em stakeholders. São Paulo: Saraiva, 2004

HARRISON, D. A.; PRICE, K. H.; BELL, M. P. Beyond relational demography: Time and the efferts of surface – and deep-level diversity on work group cohesion. Academy of Management Journal, v. 41, n. 1, 1998, p. 96-107.

MACHADO, M. R. A evasão nos cursos de agropecuária e informática / nível técnico da Escola Agrotécnica Federal de Inconfidentes - MG (2002-2006). Brasília, 2009. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade de Brasília.

MARSHALL, J. (1995). Researching women and leadership: some comments on challenges and opportunities. International Review of Women and Leadership. v.1, n.1, pp. 1-10.

MAZZETTO, S. E.; CARNEIRO, C. C. B. e S.; Licenciatura em Química da Ufc: Perfil Sócio-Econômico, Evasão e Desempenho dos Alunos. Quim. Nova, Vol. 25, No. 6B, 1204-1210, 2002.

MELLO, S. P. T. de; SANTOS, E. G. dos; SOARES, A. C.; REZENDE; A. M. C. A evasão no curso de administração: diagnostico e possibilidades em uma Universidade pública no sul do brasil. Anais...XXIII ENANGRAD. Bento Gonçalves, 2012.

MENDONÇA, C. M. C. de; SOUZA, T.; CAMPOS, D. F.; NÓBREGA, K. C. Análise Da Importância, Desempenho e Influência de Serviços na Retenção de Alunos em Curso de Administração. Revista Gestão e Planejamento, Salvador, v. 13, n. 2, p. 294-314, maio/ago. 2012.

NAGAI, N. P.; CARDOSO, A. L. J. A evasão universitária: Uma análise além dos números. Revista Estudo & Debate, v. 24, n. 1, p. 193–215, 2017.

PEREIRA, F. C. B. Determinantes da evasão de alunos e os custos ocultos para as Instituições de Ensino Superior. Florianópolis, 2003. 172 f. Tese (Doutorado) Engenharia de Produção - Universidade Federal de Santa Catarina.

PEREIRA, J. T. V. Uma contribuição para o entendimento da evasão. Um estudo de caso: Unicamp. Revista da avaliação da educação superior, v. 1, n. 2. São Paulo, 1996.

PLATT NETO, O. A.; CRUZ, F. DA; PFITSCHER, E. D. Utilização de metas de desempenho ligadas à taxa de evasão escolar nas universidades públicas. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 2, n. 2, p. 54–74, 2008.

POLYDORO, S. A. J. O trancamento de matrícula na trajetória acadêmica do universitário: condições de saída e retorno à instituição. Campinas, 2000, [s.n], Tese (Doutorado) Educação - Faculdade de Educação – UNICAMP.

PRESTES, E. M. Da T.; FIALHO, M. G. D.; PFEIFFER, D. K. A evasão no ensino superior globalizado e suas repercussões na gestão universitária. João Pessoa, 2014.

RIBEIRO, M. A. O Projeto Profissional Familiar como Determinante da Evasão Universitária – Um Estudo Preliminar. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 2005, 6 (2), p. 55-70.

RODRIGUES, D. S.; SANTOS, N. DE A.; SANTANA, M. DA S. Growth or retraction: What tendencies do indices for vacancy offer, registrations and number of graduates in brazilian accounting science programs expose? Gestão Finanças e Contabilidade, v. 5, n. 1, p. 105–122, 2015.

SCHUARCZ, L. D. et al. Secretaria ou não secretariar? Eis a questão: Um estudo sobre a evasão no curso de secretariado executivo. Revista de Gestão e Secretariado, v. 5, n. 1, p. 19–41, 2011.

SILVA FILHO, R. L. L.; MOTEJUNAS, P. R.; HIPÓLITO, O.; LOBO, M. B. de C. M. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, p. 641-659, set./dez, 2007.

STOCKDALE, M. S.; CROSBY, F. J. The psychology and management of workplace diversity. Blackwell, 2006.

THOMAS JR., R. R. Redefining diversity. New York: AMACON, 1996.

VELOSO, T. C. M. A.; ALMEIDA, E. P. Evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus universitário de Cuiabá: Um processo de exclusão. Cuiabá: UFMT. 2002.

Downloads

Publicado

2019-02-07

Como Citar

Cardoso, A. L. J., & Nagai, N. P. (2019). DIVERSIDADE DE GÊNERO E A EVASÃO UNIVERSITÁRIA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT- CAMPUS RONDONÓPOLIS). Revista De Estudos Sociais, 20(41), 61–86. https://doi.org/10.19093/res6901

Edição

Seção

Artigos