DIVERSIDADE DE GÊNERO E A EVASÃO UNIVERSITÁRIA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT- CAMPUS RONDONÓPOLIS)

Autores

DOI:

10.19093/res6901

Palavras-chave:

Evasão, Diversidade, Gênero.

Resumo

Esta pesquisa analisa o fenômeno da evasão no ensino superior considerando a diversidade do fator humano, especificamente a variável gênero. Assim, busca-se comparar os motivos que provocaram a evasão de alunos dos cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas e sistemas de informação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT-Campus Rondonópolis) levando em conta as percepções de homens e mulheres. Os dados foram coletados por meio de um questionário eletrônico, composto por questões baseadas na escala Likert e por questões abertas, tendo como público-alvo alunos não matriculados em seus respectivos cursos, em dezembro de 2014. Modelos estatísticos, como análise fatorial, comparativo entre médias, correlações foram utilizados, bem como uma análise qualitativa das respostas das questões abertas. Os resultados apontam para diferenças estatisticamente significativas entre os motivos de evasão e o gênero, mas apenas para dois fatores, cidade e aprendizagem. Além disso, os dados qualitativos revelaram problemas em relação à didática em sala de aula e à pressão psicológica proveniente dos professores, a falta de preparo de outros alunos, a falta de professores e o fato de o curso ser novo. Outros problemas identificados foram relacionados à segurança, falta de linhas de pesquisa, projetos de extensão e programa de iniciação científica.

Biografia do Autor

André Luís Janzkovski Cardoso, Universidade Federal de Mato Grosso Campus Universitário de Rondonópolis

Professor de Mestrado em Gestão e Tecnologia Ambiental. Professor de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Rondonópolis. Líder do Grupo de Pesquisa - GEP@D e Coordenador das Linhas de Pesquisa em Gestão de Pessoas e Gestão Pública. Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Linha de pesquisa em Estratégia na Gestão Pública. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-Graduado em Administração pela Unicamp e Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). MBA Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Graduado em Engenharia Industrial Elétrica-Eletrônica-Telecomunicações pelo CEFET-PR. Certificado Project Manager Professional pelo PMI - Project Management Institute - USA desde 2004. Inglês fluente, Espanhol avançado. Avaliador dos Eventos EnANPAD e de Revistas de Administração. Profissional com ampla experiência no mercado atuando em diversas áreas e posições executivas. Atuação internacional em países europeus, latino-americanos e Estados Unidos.

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Publicado

2019-02-07

Como Citar

Cardoso, A. L. J., & Nagai, N. P. (2019). DIVERSIDADE DE GÊNERO E A EVASÃO UNIVERSITÁRIA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT- CAMPUS RONDONÓPOLIS). Revista De Estudos Sociais, 20(41), 61–86. https://doi.org/10.19093/res6901

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