Análise das atividades de comércio e serviços na região metropolitana de Natal
DOI:

Resumo
O presente trabalho analisa a dinâmica do setor terciário, a partir dos subsetores do comércio e serviços, adotando como variável chave o comportamento do emprego formal na Região Metropolitana de Natal- RMN. Evidencia-se a problemática da ordenação espacial por meio de uma revisão das teorias da localização das atividades econômicas, buscando entender a distribuição espacial dos núcleos urbanos. Em termos metodológicos, foi realizada uma revisão da literatura sobre a temática, utilizou-se como metodologia o Quociente Locacional, que permite determinar a distribuição espacial da variável emprego e também verifica as especializações produtivas. Os resultados mostraram a centralidade da cidade de Natal no que tange ao leque de serviços e atividades de comércio. No entanto, esse setor tem vários desafios para serem superados, por exemplo, alguns municípios apesar de fazerem parte da RMN não possuem uma maior integração e dinamismo econômico. Com exceção dos municípios de Parnamirim, São Gonçalo e Macaíba, que ao longo das últimas décadas passou por uma grande processo de urbanização e, portanto, um maior crescimento do leque de serviços oferecidos.Publicado
2018-02-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
Análise das atividades de comércio e serviços na região metropolitana de Natal. (2018). Revista De Estudos Sociais, 19(39), 111-127. https://doi.org/10.19093/res4317