Tomada de decisão e a sucessão na agricultura familiar no sul do Brasil

Autores

  • Alessandra Matte Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • João Armando Dessimon Machado UFRGS

DOI:

10.19093/res.v18i37.3981

Palavras-chave:

Sucessão, Tomada de Decisão, Jovens rurais

Resumo

A ausência de sucessores na agricultura familiar tende a gerar incertezas não apenas no que confere a continuidade das famílias e das atividades produtivas, mas também sobre as comunidades rurais, as quais gradativamente perdem sua população e passam a sentir os reflexos dessa mudança sobre suas dinâmicas sociais. Diante disso, o objetivo desse artigo é analisar quais fatores influenciam a tomada de decisão de jovens filhos de agricultores familiares a não suceder a atividade familiar na Região Sul do Brasil, segundo estudos realizados nas duas últimas décadas. Os principais fatores identificados são dificuldade em obtenção de terra, ausência de incentivo por parte dos pais, comparação entre urbano e rural, penosidade das atividades agrícolas, desigualdade de gênero, busca por estudo e expectativa profissional. O afastamento dos filhos das atividades é uma consequência direta da ausência de participação na tomada de decisões e na administração dos negócios, não os preparando para administrar o estabelecimento e não os estimulando a ver a vida no meio rural como viável. 

Biografia do Autor

Alessandra Matte, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre e Doutoranda em Desenvolvimento Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

João Armando Dessimon Machado, UFRGS

Mestre em Economia Rural. Doutor em Economia Agroalimentar pela Universidade de Córdoba – Espanha. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) e Agronegócios (CEPAN) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Downloads

Publicado

2017-02-11

Como Citar

Matte, A., & Machado, J. A. D. (2017). Tomada de decisão e a sucessão na agricultura familiar no sul do Brasil. Revista De Estudos Sociais, 18(37), 130-151. https://doi.org/10.19093/res.v18i37.3981

Edição

Seção

Artigos