A internalização da Previdência Social Rural na autonomia e no consumo dos idosos: um estudo de caso

Autores

  • Rossandra Oliveira Maciel de Bitencourt rossandra.maciel@yahoo.com.br
    Universidade Federal do Paraná
  • Fabiano Abranches Silva Dalto fdalto@ig.com.br
    Universidade Federal do Paraná

DOI:

10.19093/res.v18i37.3161

Palavras-chave:

Previdência Social Rural, Idoso, Consumo, Autonomia

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar a internalização da Previdência Social Rural (PSR) na autonomia e no consumo dos idosos em municípios pertencentes à região da AMREC - Associação dos Municípios da Região Carbonífera (localizada no sul do estado de Santa Catarina). A metodologia utilizada foi um estudo de caso, em que foram entrevistados trinta aposentados rurais e dois representantes sindicais locais. A abordagem de análise foi qualitativa. Dentre os resultados identificou-se que na perspectiva dos idosos, a PSR possui um significado singular. Para alguns, ela representa um complemento na renda, permitindo mudanças e melhorias no padrão de vida. Para outros, ela é a única fonte de renda responsável pela manutenção da sobrevivência. Em suma, esta pesquisa mostrou que a PSR internaliza-se ao garantir ao idoso, sobretudo, autonomia e independência, criando assim as condições para que a velhice seja um momento propício à elaboração a realização de projetos de vida. 

Biografia do Autor

Rossandra Oliveira Maciel de Bitencourt, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná. Mestre (2015) pelo mesmo programa. É Bacharel em Economia (2012) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Integra como pesquisadora o grupo de pesquisa em Desenvolvimento Socioeconômico, agricultura familiar e educação do campo; e como estudante o Núcleo de Estudos em Instituições, ambos registrados no diretório do CNPq. Tem experiência nas áreas de Economia com ênfase em Sociologia Econômica e na relação entre Instituições e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Previdência Social; Envelhecimento Populacional; Políticas Públicas voltadas à Pessoa Idosa.

Fabiano Abranches Silva Dalto, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994), mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (1999) e doutorado pela Universidade de Hertfordshire (2007), na Inglaterra. Atualmente é professor do departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Paraná.  Interesse em pesquisa nas seguintes áreas: instituções econômicas e o desenvolvimento; a teoria de Keynes; economia institucional.

Downloads

Publicado

2017-02-11

Como Citar

de Bitencourt, R. O. M., & Dalto, F. A. S. (2017). A internalização da Previdência Social Rural na autonomia e no consumo dos idosos: um estudo de caso. Revista De Estudos Sociais, 18(37), 42–57. https://doi.org/10.19093/res.v18i37.3161

Edição

Seção

Artigos