O que se discute sobre Inovação no Setor Público Brasileiro: Análise do período entre 2000 (pós LRF) e 2014

Autores

  • Andréia Neiva Oliveira bomjesusvhafinanceiro@gmail.com
    UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
  • Alexandre de Freitas Carneiro alexandrevha95@gmail.com
    UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA http://lattes.cnpq.br/8044660042982797
  • Ione Grace do Nascimento Cidade-Konzen ionegrace@gmail.com
    FIMCA
  • José Moreira da Silva Neto msilva@unir.br
    UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

DOI:

10.19093/res.v17i35.2544

Palavras-chave:

Inovação, Setor público, Discussão de publicações.

Resumo

O artigo tem por objetivofazer o levantamento das discussões sobre inovação no setor público brasileiro.A pesquisa é descritiva e o estudo documental, representado pela revisão deartigos disponíveis na base de dados eletrônicos da Scientific Electronic Library Online (Scielo) entre os anos de 2000,ano de vigência da Lei de Responsabilidade Fiscal, até 2014. Categorizou-se os dadospor temas que resultaram em nove. Dos 20 artigos encontrados, cinco abrangeminovação na saúde pública, tema predominante nas discussões. Os outros são referentesà gestão federal; às gestões estaduais, às gestões municipais; às melhorespráticas; à educação; à pesquisa e tecnologia, propriedade intelectual e à estudosbibliométricos ou levantamento na literatura sobre o tema estudado. Há pouca discussão, deacordo com os artigos na base levantada, porém há mais estudos recentes com cincoartigos em 2014. Verificou-se poucointeresse em estudos sobre inovação pública com foco na educação.

Biografia do Autor

Andréia Neiva Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Bacharel em Ciências Contábeis.

Alexandre de Freitas Carneiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Professor do DepartamentoAcadêmico de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Rondônia. Mestradoem Administração. Especialização em Contabilidade e Controladoria. Contador. Graduaçãoem Ciências Contábeis pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE-MG). Membro pesquisadordo Grupo de Estudos e Pesquisas em Organizações – GEPORG, UNIR. Revisor deperiódicos. Colaborador na Governet Editora. Foi professor em curso depós-graduação lato sensu (IESA), dagraduação em Ciências Contábeis (AVEC), Contador do Município de Vilhena/RO eDiretor Administrativo e Contador da Autarquia Municipal SAAE. Já exerceufunções de direção, chefia, vice-chefia de departamento e conselho fiscal. Atuanas áreas de Contabilidade Geral, Contabilidade e Gestão Pública, TerceiroSetor e Ambiental e Controladoria de Organizações.

Ione Grace do Nascimento Cidade-Konzen, FIMCA

Mestra em Administração. Coordenadora de Modernização e Gestão Estratégica doTribunal de Justiça do Estado de Rondônia. Professora da FIMCA.

José Moreira da Silva Neto, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Doutor em Engenharia de Produção. Mestre em Ciências Contábeis. Professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade Federal de Rondônia. Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis.

Downloads

Publicado

2015-11-27

Como Citar

Oliveira, A. N., Carneiro, A. de F., Cidade-Konzen, I. G. do N., & da Silva Neto, J. M. (2015). O que se discute sobre Inovação no Setor Público Brasileiro: Análise do período entre 2000 (pós LRF) e 2014. Revista De Estudos Sociais, 17(35), 216–237. https://doi.org/10.19093/res.v17i35.2544

Edição

Seção

Artigos