Análise do Capital Social da Agricultura no Município de Pentecoste (CE)

Autores

DOI:

10.19093/res.v17i35.2475

Palavras-chave:

Capital Social, Políticas Públicas. Organizações

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o nível de capital social da agricultura do município de Pentecoste (CE). Para a obtenção dos dados foram aplicados questionários com questões sobre ao tema proposto em 42 comunidades rurais do município correspondendo a 163 famílias. O tratamento analítico dos dados consistiu na aplicação da técnica de análise multivariada conhecida como análise fatorial e a partir da aplicação dessa técnica construiu-se o Índice de Capital Social para as comunidades rurais do município e, adicionalmente, na identificação e classificação das comunidades em clusters, de acordo com a mensuração do capital social nessas comunidades através da análise de agrupamento ou cluster. Com isso, foi feito inicialmente a análise do índice que se acredita ser capaz de dar uma ideia a respeito do nível de capital social de acordo com as categorias: grupos e redes, confiança e solidariedade, ação coletiva e cooperação, coesão inclusão social e políticas públicas e assistência técnica. Em seguida, aplicou-se a análise de agrupamento ou cluster para agrupar esse índice em categorias de ordem baixa, média e alta. O ICS proposto mostrou um nível médio de capital social e uma deficiência em relação às variáveis estudadas.

Biografia do Autor

Gerlânia Maria Rocha Sousa, Universidade Federal do Ceará - UFC

Departamento de Ciências Agrárias

Mestre em Economia Rural - UFC

Economista - UERN

Guillermo Gamarra Rojas, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em AGRONOMIA pela Universidade Federal de Alagoas (1985), mestrado em Ciências Agrárias pela Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia (1994) e doutorado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agroecologia, Extensão e Desenvolvimento.

Emanoel Márcio Nunes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Economista pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996), Mestre em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (2003), e Doutor em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), com estágio doutoral realizado junto ao Rural Development Group da Wageningen University and Research Center, na Holanda (2008-2009). É Professor Adjunto IV e pesquisador do Departamento de Economia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), sendo líder do Grupo de Pesquisa "Desenvolvimento Regional: agricultura e petróleo" cadastrado no Diretório 5 do CNPq. Foi Subchefe do Departamento de Economia (DEC/UERN) de Julho de 2003 a Março de 2004; Assessor da Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG/UERN) de setembro de 2003 a Abril de 2005; Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM/UERN) de Fevereiro de 2010 a julho de 2013; e Diretor-Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN), de julho de 2013 a dezembro de 2014. Professor permanente, desde 2011, do Mestrado dos Programas de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPECO/UFRN) e no de Ambiente, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal Rural do Semiárido (PGATS/UFERSA).Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Institucional, Economia Solidária e Desenvolvimento Rural, atuando especialmente nos temas: agricultura familiar, desenvolvimento regional, cooperativismo, agroindústria e ambiente.

José Newton Pires Reis, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1990) e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é Professor Associado 4 da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: agronegócio, comercialização, marketing e empreendedorismo.

José Alex do Nascimento Bento, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri ( URCA).

Downloads

Publicado

2015-10-29

Como Citar

Sousa, G. M. R., Rojas, G. G., Nunes, E. M., Reis, J. N. P., & Bento, J. A. do N. (2015). Análise do Capital Social da Agricultura no Município de Pentecoste (CE). Revista De Estudos Sociais, 17(35), 83–100. https://doi.org/10.19093/res.v17i35.2475

Edição

Seção

Artigos