Projeção do Custo do Suco de Laranja Pela Aplicação da Simulação Bootstrap
DOI:
10.19093/res.v16i31.2090Resumo
Essa pesquisa teve por objetivo a utilização da técnica Bootstrap na determinação do volume médio populacional de suco de laranja, obtida entre quatro amostras provenientes de produtores dessa fruta denominada Citrus sinensis (L) Osbeck, do município de Primavera do Leste. A cadeia de produção agroindustrial da laranja, ainda incipiente nesse município, deve ser monitorada em suas operações principalmente a industrialização e, a qualidade da matéria prima deve ser rigorosamente controlada. A determinação do custo de produção do suco de laranja é exigida pelo Regulamento do Imposto de Renda/1999 que impõe o sistema de custeio por absorção definido pela equação Custo Total = Custo Direto + Custo Indireto. O volume médio simulado do suco de laranja foi obtido após 1000 reamostragens com reposição das amostras dos produtores. Dessa forma obteve-se a equação: valor = preço unitário da laranja x volume médio simulado, obtendo dessa forma o custo direto do suco proveniente da melhor amostra. O emprego da Pesquisa Operacional, através da simulação numérica Bootstrap permitiu um resultado positivo na mensuração do volume médio de suco de laranja de forma segura e confiável. Para a pequena agroindústria esse é um critério de controle de qualidade da matéria prima imprescindível para sua sustentabilidade. Para o produtor é a garantia de uma demanda firme. A incerteza de obter um lote de laranjas com menor quantidade de suco é eliminada nessa simulação. A obtenção antecipada do custo variável do suco é estratégica do ponto de vista do planejamento da produção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.