Focem e Assimetrias Infraestruturais no Mercosul: as principais características apresentadas nos últimos anos
DOI:

Resumo
As infraestruturas exercem um importante papel dentro das dinâmicas socioeconômicas, por influenciarem o grau de bem-estar social e de produtividade dos territórios. Em relação à atual situação do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), os problemas infraestruturais não se resumem ao seu atraso em relação aos países centrais, mas também contemplam as significativas discrepâncias existentes ao interno do bloco. Ao considerar a amplitude da temática, o principal objetivo deste trabalho é delinear algumas das principais características concernentes às assimetrias infraestruturais existentes no MERCOSUL (em termos de transporte, de telecomunicações e de energia); bem como ao papel do Fundo para a Convergência Estrutural do MERCOSUL (FOCEM) neste contexto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.