Redes Colaborativas e Cadeia de Abastecimento: Uma Análise Regional Aplicada ao Setor Vitivinicula
DOI:

Resumo
O aumento da complexidade e da competitividade dos mercados, assim como a imprevisibilidade gerada no actual contexto económico passaram a constituir factores envolventes de acrescida exigência para as empresas. Neste cenário, a colaboração entre empresas formando redes colaborativas assumiu-se como um tema dominante na gestão da cadeia de abastecimento e tem vindo a ser reconhecida como um factor determinante para melhorar a sua força competitiva.
Este artigo tem por objectivo apresentar uma visão geral da evolução da investigação relacionada com a colaboração na cadeia de abastecimento, com particular aplicação ao setor vinícola, numa perspetiva de desenvolvimento regional.
Este artigo pode dar contributos que permitem servir de referencial para o desenvolvimento de metodologias e de instrumentos que permitam monitorizar o desempenho da colaboração, bem como avaliar boas práticas que resultem da sinergia da colaboração inter-empresas e que sejam passíveis de disseminação e adopção, quer em termos de políticas públicas regionais, quer em termos empresariais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.