COMPETITIVIDADE DO BRASIL NO MERCADO AEROESPACIAL

Autores

DOI:

10.19093/res15735

Palavras-chave:

comércio internacional, competitividade, indicadores de desempenho, setor aeroespacial

Resumo

Nesse estudo, objetivou-se analisar a competitividade do setor aeroespacial brasileiro no período de 2010 a 2020. Nesse sentido, foram calculados indicadores de Market Share, Taxa de Cobertura, Participação Relativa de Mercado e Vantagem Comparativa Revelada de diferentes subclasses de produtos do setor. A conjugação dos indicadores demonstrou que, embora o país se destaque no comércio de produtos finais, a baixa representatividade em subclasses intermediárias reacende a necessidade de um debate mais profundo sobre sua participação no setor, sobretudo porque países como Japão, China e Suécia têm direcionado suas indústrias para tiers de maior conteúdo tecnológico e, ao mesmo tempo, outros atores emergem com importante participação na cadeia produtiva, por exemplo, México, Singapura, Tailândia e República Tcheca.

Biografia do Autor

Charles Araujo de Souza, Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Doutorando em Ciências e Tecnologias Espaciais no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Mestre em Economia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Bolsista CAPES/PRÓ-DEFESA IV.

Ligia Maria Soto Urbina

Ph.D em Economia Agrícola pela University of Tennessee knoxville (UTK). Professora Associada do Departamento de Gestão e Apoio à Decisão no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

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Publicado

2024-05-21

Como Citar

Araujo de Souza, C., & Maria Soto Urbina , L. . (2024). COMPETITIVIDADE DO BRASIL NO MERCADO AEROESPACIAL. Revista De Estudos Sociais, 24(49), 172–192. https://doi.org/10.19093/res15735