ANÁLISE DA POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA RACIAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19093/res15554


Palavras-chave:

Cotas, PPI, Ensino Superior

Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar o desempenho de alunos cotistas da categoria PPI (pretos, pardos e indígenas) comparado ao dos demais estudantes, através do coeficiente de rendimento e da carga horária aprovada nos cursos da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no período de 2013-2018. Para tanto, é utilizada a metodologia de Propensity Score Matching (PSM), tendo como fonte o Sistema Acadêmico da Universidade. Os resultados evidenciam que estudantes PPI apresentam diferença significativa nas métricas de desempenho em comparação com os demais estudantes. Diante disso, o estudo fornece indícios de que a política afirmativa de acesso ao ensino superior, especificamente na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) é positiva, por oportunizar o acesso a grupos historicamente à margem das oportunidades no país.

Biografia do Autor

  • Juliana Lopes das Virgens, FURG

    Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Rio Grande. Rio Grande, Rio Grande do Sul, RS, Brasil.

  • Rodrigo da Rocha Gonçalves, PPGE/FURG

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da Universidade Federal de Rio Grande. Rio Grande (PPGE/FURG).

  • Miriã Rodrigues Garcia, PPGE/FURG

    Mestranda do Programa de Pós Graduação em Economia Aplicada da Universidade Federal do Rio Grande (PPGE/FURG).

  • Eduardo André Tillmann, FURG

    Docente do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; Universidade Federal do Rio Grande; Brasil

  • Marcelo de la Rocha Domingues, FURG

    Docente de Geografia da Universidade Federal de Rio Grande. Rio Grande, Rio Grande do Sul, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-05-21

Como Citar

ANÁLISE DA POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA RACIAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG) . (2024). Revista De Estudos Sociais, 25(50), 107-123. https://doi.org/10.19093/res15554