ANÁLISE DA POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA RACIAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)

Autores

DOI:

10.19093/res15554

Palavras-chave:

Cotas, PPI, Ensino Superior

Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar o desempenho de alunos cotistas da categoria PPI (pretos, pardos e indígenas) comparado ao dos demais estudantes, através do coeficiente de rendimento e da carga horária aprovada nos cursos da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no período de 2013-2018. Para tanto, é utilizada a metodologia de Propensity Score Matching (PSM), tendo como fonte o Sistema Acadêmico da Universidade. Os resultados evidenciam que estudantes PPI apresentam diferença significativa nas métricas de desempenho em comparação com os demais estudantes. Diante disso, o estudo fornece indícios de que a política afirmativa de acesso ao ensino superior, especificamente na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) é positiva, por oportunizar o acesso a grupos historicamente à margem das oportunidades no país.

Biografia do Autor

Juliana Lopes das Virgens, FURG

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Rio Grande. Rio Grande, Rio Grande do Sul, RS, Brasil.

Rodrigo da Rocha Gonçalves, PPGE/FURG

Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da Universidade Federal de Rio Grande. Rio Grande (PPGE/FURG).

Miriã Rodrigues Garcia, PPGE/FURG

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Economia Aplicada da Universidade Federal do Rio Grande (PPGE/FURG).

Eduardo André Tillmann, FURG

Docente do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; Universidade Federal do Rio Grande; Brasil

Marcelo de la Rocha Domingues, FURG

Docente de Geografia da Universidade Federal de Rio Grande. Rio Grande, Rio Grande do Sul, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-05-21

Como Citar

Lopes das Virgens, J., da Rocha Gonçalves, R., Rodrigues Garcia, M., André Tillmann, E., & de la Rocha Domingues, M. (2024). ANÁLISE DA POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA RACIAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG) . Revista De Estudos Sociais, 25(50), 107–123. https://doi.org/10.19093/res15554