ANÁLISE DA POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA RACIAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)
DOI:
10.19093/res15554Palavras-chave:
Cotas, PPI, Ensino SuperiorResumo
O objetivo do presente trabalho é analisar o desempenho de alunos cotistas da categoria PPI (pretos, pardos e indígenas) comparado ao dos demais estudantes, através do coeficiente de rendimento e da carga horária aprovada nos cursos da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no período de 2013-2018. Para tanto, é utilizada a metodologia de Propensity Score Matching (PSM), tendo como fonte o Sistema Acadêmico da Universidade. Os resultados evidenciam que estudantes PPI apresentam diferença significativa nas métricas de desempenho em comparação com os demais estudantes. Diante disso, o estudo fornece indícios de que a política afirmativa de acesso ao ensino superior, especificamente na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) é positiva, por oportunizar o acesso a grupos historicamente à margem das oportunidades no país.
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