MODOS DE DESENVOLVIMENTO, MOVIMENTOS SOCIAIS E ECONOMIA SOLIDÁRIA: ANÁLISE DE AÇÕES COLETIVAS NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO SOCIAL
DOI:
10.19093/res15057Palavras-chave:
Modos de desenvolvimento, Movimentos sociais, Economia solidáriaResumo
Este artigo resulta da pesquisa “Educação Solidária: praxiologias sociais e pedagogia da cooperação”, desenvolvida na Universidade do Estado de Mato Grosso. Apresentamos uma síntese entre aspectos históricos e sociológicos. O método de investigação e de exposição é embasado na hermenêutica de interpretação histórico-crítica de Ghedin e Franco (2008). O texto é dividido em duas partes, na primeira, abordamos os referenciais de Touraine, em Palavra e Sangue (1989), destacando o conceito de “modo de desenvolvimento” e as dimensões constituintes: economia, cultura e política. Discutimos as tipologias identificadas por Touraine para interpretar a América Latina: os “modos nacionais civis”, os “modos estatizantes” e os “modos pós-colonial e dependente”. Estabelecemos um diálogo para compreender a relação destes com os contextos e as ações coletivas da mobilização dos movimentos sociais latino-americanas. Na segunda parte, com base nas proposições da I Conferência Nacional da Economia Solidária (Brasil, 2006), discutimos o pressuposto da existência de ações coletivas com projetos de resistência e de proposição, constituídos por grupos sociais e culturais. Neste sentido, demonstramos que a economia solidária é a emergência de um modo de desenvolvimento que simboliza a superação da racionalidade colonizadora e modernizadora para a construção social de modo de desenvolvimento solidário e de cooperação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.