ECONOMIA POLÍTICA DA FINANCEIRIZAÇÃO NO SEGMENTO MINERAL BRASILEIRO: O CASO DA VALE S/A
DOI:
10.19093/res14941Palavras-chave:
Financeirização, Mineração, MarxismoResumo
Os estudos marxistas clássicos estabeleceram a compreensão do capital financeiro e sua relação com o processo de monopolização e exportação de capital. Assim, averiguar as alterações do capitalismo ao longo dos últimos cem anos, além do peso e importância da relação dinâmica do setor produtivo com o setor financeiro, permite apreender o processo de concentração e centralização de capital. A hipótese defendida é que houve um processo de alteração no capital da maior mineradora brasileira (Vale S/A) após a sua privatização, onde est adotou estratégias corporativas financeirizadas, como a diminuição do Capex, redução de investimentos em pesquisa e desenvolvimento, além da maior participação do capital estrangeiro, priorizando a maximização do valor aos acionistas, centro da lógica de financeirização capitalista empresarial. Aspectos metodológicos utilizados, referente à consulta de relatórios anuais, assim como o acompanhamento de balancetes da empresa analisada, estabelecem o centro discursivo e analítico do estudo. O artigo trata dos aspectos teóricos e históricos-descritivos da categoria de capital financeiro em termos de autores marxistas clássicos; trata-se do processo contemporâneo de financeirização, cuja intensificação se dá nos últimos quarenta anos; por fim analisa-se a Companhia Vale S/A e a lógica rentista predominante e suas consequências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.