DETERMINANTES DE PARTICIPAÇÃO MATERNA NO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO: FATORES IDENTITÁRIOS IMPORTAM?

Autores

DOI:

10.19093/res14926

Palavras-chave:

Maternidade solo, Trabalho, Rendimento, Brasil, Probit, Decomposição RIF

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os determinantes da participação materna no mercado de trabalho brasileiro. Especificamente, compara a participação e a ocupação das mães solo e com cônjuge, e mensura as causas do diferencial de rendimentos das mulheres mães ao longo da distribuição salarial. Para isso, foram aplicados o modelo Probit e a decomposição RIF - Recentered Influence Function, com os microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE para o ano de 2019. Os principais resultados são os de que as mães solo têm maior probabilidade de arrumar um emprego no mercado de trabalho em relação às mães com cônjuge. Em contrapartida, recebem menores rendimentos, cujas causas são as suas dotações produtivas e o fato particular da ausência do cônjuge, conferindo a discriminação de rendimentos pela maternidade solo. Mães cujos cônjuges estão ausentes no domicílio e que se posicionam nos estratos mais baixos da distribuição salarial sofrem mais as penalidades do mercado de trabalho. Isso impõe a urgência de políticas públicas que considerem, particularmente, a não conjugalidade para as mulheres mães e sua situação socioeconômica no país.

Biografia do Autor

Julia Garani Franco, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Economia Regional pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Ciências Econômicas pela UEL.  Colaboradora no Grupo de Pesquisa em Economia Social e do Trabalho da UEL/Pr.

Solange de Cassia Inforzato de Souza, Universidade Estadual de Londrina

Professora sênior do Curso de Economia e do Programa de Mestrado em Economia Regional da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestre em Economia pela PUC/SP.

Magno Rogério Gomes, Universidade Estadual de Londrina

Professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina. Doutor em Teoria econômica pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Economia Regional pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Downloads

Publicado

2024-05-21

Como Citar

Franco, J. G., Souza, S. de C. I. de, & Gomes, M. R. (2024). DETERMINANTES DE PARTICIPAÇÃO MATERNA NO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO: FATORES IDENTITÁRIOS IMPORTAM?. Revista De Estudos Sociais, 24(49), 4–19. https://doi.org/10.19093/res14926