DETERMINANTES DE PARTICIPAÇÃO MATERNA NO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO: FATORES IDENTITÁRIOS IMPORTAM?
DOI:
10.19093/res14926Palavras-chave:
Maternidade solo, Trabalho, Rendimento, Brasil, Probit, Decomposição RIFResumo
Este artigo tem como objetivo analisar os determinantes da participação materna no mercado de trabalho brasileiro. Especificamente, compara a participação e a ocupação das mães solo e com cônjuge, e mensura as causas do diferencial de rendimentos das mulheres mães ao longo da distribuição salarial. Para isso, foram aplicados o modelo Probit e a decomposição RIF - Recentered Influence Function, com os microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE para o ano de 2019. Os principais resultados são os de que as mães solo têm maior probabilidade de arrumar um emprego no mercado de trabalho em relação às mães com cônjuge. Em contrapartida, recebem menores rendimentos, cujas causas são as suas dotações produtivas e o fato particular da ausência do cônjuge, conferindo a discriminação de rendimentos pela maternidade solo. Mães cujos cônjuges estão ausentes no domicílio e que se posicionam nos estratos mais baixos da distribuição salarial sofrem mais as penalidades do mercado de trabalho. Isso impõe a urgência de políticas públicas que considerem, particularmente, a não conjugalidade para as mulheres mães e sua situação socioeconômica no país.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.