LEGALIDADE VERSUS INFORMALIDADE NA COMERCIALIZAÇÃO DE QUEIJOS COLONIAIS NO SUL DO BRASIL: O CONSUMIDOR NO CENTRO DO DEBATE
DOI:
10.19093/res14909Palavras-chave:
Regulamentação, Consumidores, CulturaResumo
Este estudo teve como objetivo explorar o nível de importância atribuída aos aspectos socioculturais, crenças e preferências, segurança alimentar e regulamentação estatal na compra de Queijo Colonial (QC). Foi empregado o arcabouço teórico da Nova Economia Institucional para examinar os fatores supracitados, numa amostra de conveniência de 121 consumidores de QC em Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Os resultados mostraram distinção de comportamento por sexo, idade, renda e composição familiar, auxiliando na compreensão do comportamento dos consumidores de produtos tradicionais da região. Os consumidores homens atribuíram maior importância ao local de produção e ao processo de maturação do QC e as mulheres aos processos de higienização adequados. Consumidores de maior renda atribuíram maior importância à região de origem e consideraram o QC mais nutritivo. Destacam-se como fatores mais importantes para escolha do QC a confiança no produtor e as características organolépticas do produto, embora 78% dos consumidores consideram importante ou muito importante a ‘inspeção alimentar’. Apesar dos esforços do governo para regular a produção e comercialização de queijos, a informalidade no mercado persiste porque os produtores de QC encontram apoio na inclinação dos consumidores pela tradição, preservação do patrimônio cultural e, principalmente na confiança no agricultor.
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