UMA DISCUSSÃO TEÓRICA SOBRE A EFICIÊNCIA ECONÔMICA DA POLÍTICA DE RENDA BÁSICA UNIVERSAL
DOI:
10.19093/res14892Resumo
O objetivo deste trabalho é trazer a discussão teórica sobre a eficiência econômica da política de Renda Básica Universal. Neste sentido, o trabalho busca sintetizar aspectos microeconômicos envolvidos, com o foco na eficiência econômica do combate à pobreza e na maximização do bem-estar social. Os resultados sugerem que uma política bem desenhada de Renda Básica Universal pode ser muito importante para reduzir a pobreza e melhorar o bem-estar social. Mas, ao mesmo tempo, a implantação da política necessita avaliar de forma cuidadosa sua equalização no orçamento público, e os possíveis incentivos negativos na oferta de trabalho.
Downloads
Publicado
2024-05-21
Como Citar
de Oliveira Nascimento , V. ., Machado Gouveia Lins, J. G., & da Silva Ciríaco , J. (2024). UMA DISCUSSÃO TEÓRICA SOBRE A EFICIÊNCIA ECONÔMICA DA POLÍTICA DE RENDA BÁSICA UNIVERSAL. Revista De Estudos Sociais, 24(49), 20–44. https://doi.org/10.19093/res14892
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.