PADRÃO DE ESPECIALIZAÇÃO E COMPETITIVIDADE COMERCIAL DA REGIÃO NORDESTE E ESTADOS NO PERÍODO 2000-2019

Autores

DOI:

10.19093/res13328

Palavras-chave:

Comércio internacional, Competitividade, Especialização produtiva, Região Nordeste

Resumo

Este estudo buscou avaliar o padrão de especialização e competitividade do comércio internacional da região Nordeste no período entre os anos 2000 e 2019. Foram calculados os indicadores de vantagem comparativa revelada (IVCR), vantagem comparativa revelada simétrico (IVCRS), taxa de cobertura das exportações (TC), pontos fortes no comércio internacional, índice Grubel-Lloyd (IGL) de comércio intraindústria e índice de vantagens comparativas de contribuição ao saldo comercial (ICSC). Os resultados para o IVCRS denotam que a pauta de exportações nordestina tende a tornar-se mais concentrada em produtos primários. A análise dos pontos fortes no comércio internacional da região, por sua vez, mostrou que a Bahia, estado com maior PIB da região, possui o maior número e variedade de pontos fortes. Os cálculos do IGL e ICSC sinalizam que o Nordeste mantém um comércio preponderantemente de perfil interindustrial, ao passo que poucos grupos setoriais analisados apresentaram vantagens comparativas em termos de contribuição ao superávit comercial.

Biografia do Autor

Joelson Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2017) e mestrado em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPECO/UFRN, 2021). Atualmente é doutorando em Economia do Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGE/UFRGS).

Downloads

Publicado

2024-05-21

Como Citar

Santos, J. O. (2024). PADRÃO DE ESPECIALIZAÇÃO E COMPETITIVIDADE COMERCIAL DA REGIÃO NORDESTE E ESTADOS NO PERÍODO 2000-2019. Revista De Estudos Sociais, 24(48), 95–117. https://doi.org/10.19093/res13328

Edição

Seção

Artigos