IMPORTAÇÕES DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO NO PERÍODO 2010 – 2018

ANÁLISE COM MATRIZ INSUMO-PRODUTO

Autores

  • Jaim José Silva Junior jaimjunior@gmail.com
    UnB
  • Allan Campos Miranda allancomn@gmail.com
    Universidade de Brasília
  • Bruno Miyamoto miyamototup@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Feliz.

DOI:

10.19093/res12733

Resumo

O artigo analisa a dinâmica das importações na agroindústria e na produção de insumos agropecuários, no período 2010-2018, com dados de matrizes insumo-produto da economia brasileira. Ao todo, foram avaliadas 12 atividades econômicas que compõe a agroindústria e 5 dos insumos, identificadas pelos respectivos códigos com 4 dígitos na classificação nacional de atividades econômicas (CNAE). Os objetivos específicos do artigo consistiram em avaliar o comportamento das importações em termos absolutos e em relação ao valor bruto da produção. Para isso, foi estimado o coeficiente de penetração das importações nos setores do agronegócio (CPIMPjagro). Os resultados do artigo indicam uma trajetória de crescimento das importações, tanto na agroindústria como na produção de insumos. Porém, os valores encontrados para o CPIMPjagro apontam para a estabilidade da relação entre importações e valor bruto da produção nos setores do agronegócio.

Biografia do Autor

Allan Campos Miranda, Universidade de Brasília

Bacharel em Gestão de Agronegócios pela Universidade de Brasília. Candidato a Mestrado em Gestão de Agronegócios da Universidade de Brasília. Trabalha com temas ligados ao comércio internacional e cadeias globais de valor do agronegócio.

Bruno Miyamoto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Feliz.

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) . Possui graduação em Administração pela Unesp e doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp. Atua na área de economia agrícola e dos recursos naturais especificamente nos temas: avaliação de impactos econômicos, biotecnologia agrícola, inovação tecnológica e mudanças climáticas.

Downloads

Publicado

2021-07-09

Como Citar

Silva Junior, J. J., Campos Miranda, A., & Miyamoto, B. (2021). IMPORTAÇÕES DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO NO PERÍODO 2010 – 2018: ANÁLISE COM MATRIZ INSUMO-PRODUTO . Revista De Estudos Sociais, 23(46). https://doi.org/10.19093/res12733

Edição

Seção

Artigos