REAL DESEMPENHO EDUCACIONAL EM COMPARAÇÃO AOS VALORES DOS INDICADORES EDUCACIONAIS: UMA ANÁLISE DO IFDM DE MATO GROSSO, 2005-2015

Autores

  • Israel Kelmo armadyl137@hotmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Caio Matheus Hatanaka cmhatanaka10@gmail.com
    UFMT
  • Elisama Ribeiro elisamamribeiro@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.19093/res11488


Resumo

A educação é uma das variáveis chaves que determina o nível de desenvolvimento de uma sociedade e sua oferta deve atender as necessidades sociais. A finalidade deste trabalho é verificar se os valores estimados do Índice de Desenvolvimento Municipal (IFDM) educacional refletem o real desempenho da educação, e seus agentes, nos municípios do Estado de Mato Grosso (MT), entre 2005 e 2015. Assim, foram realizadas análises exploratórias dos dados do IFDM, com foco no Índice educacional, assumindo a ideia de que o IFDM elevado, em comparação com a realidade, não reflete o real nível educacional dos municípios mato-grossenses. Os resultados encontrados foram que, apesar de 88% dos municípios de MT apresentarem um IFDM de moderadamente desenvolvidos, o desempenho dos dez municípios com IFDM mais elevados com os dez mais baixos, os resultados, tanto na Prova Brasil quanto no ENEM, foram semelhantes, diferindo-se apenas na quantidade de escolas participantes.

Biografia do Autor

  • Israel Kelmo, Universidade Federal de Mato Grosso

    Graduando em Economia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

  • Caio Matheus Hatanaka, UFMT

    Graduando em economia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.

  • Elisama Ribeiro

    Graduanda em Economia - UFMT

Downloads

Publicado

2021-03-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

REAL DESEMPENHO EDUCACIONAL EM COMPARAÇÃO AOS VALORES DOS INDICADORES EDUCACIONAIS: UMA ANÁLISE DO IFDM DE MATO GROSSO, 2005-2015. (2021). Revista De Estudos Sociais, 22(45). https://doi.org/10.19093/res11488