Avanços e desafios nas compras da agricultura familiar pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar

estudo de caso em São Miguel do Oeste – SC

Autores

  • Adinor José Capellesso adinor.capellesso@ifsc.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
  • Senhorita zattagabi2@gmail.com
  • Senhorita tainara.viganot07@gmail.com
  • Débora Camila Pancotte deborapancotte@gmail.com
  • Emanueli Marchesan Maran emanuelimaran@gmail.com
  • Rafael Carlos Bispo rafael.bispo@ifro.edu.br

DOI:

10.19093/res11390

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo analisar os avanços e desafios das compras da agricultura familiar na operacionalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A análise contempla dados operacionais dos municípios brasileiros e um estudo de caso em São Miguel do Oeste – Santa Catarina. Realizou-se nove entrevistas semiestruturadas com agricultores, duas com nutricionistas e duas com atores do poder público, as quais foram transcritas para uma análise detalhada. Os dados evidenciam a lenta expansão das compras da agricultura familiar no país. Embora tenha espaço para expansão, o caso estudado demonstra a necessidade de diversificação de produtos para contemplar o cardápio, nem sempre possível de ser obtida nas condições edafoclimáticas locais. Enquanto alguns produtos têm baixa oferta pela falta de tradição comercial, em processo de apropriação pelos agricultores, em cadeias mais consolidadas tendem a surgir conflitos entre os potenciais fornecedores. Para ampliar os valores de compras da agricultura familiar destaca-se a importância do diálogo entre as nutricionistas, a assistência técnica e os agricultores. A ampliação das compras passa pela flexibilidade e construção do cardápio segundo as condições locais e pela capacitação dos produtores e pela capacitação dos produtores para ampliar o período de oferta, especialmente de frutas, legumes e verduras.

Biografia do Autor

Adinor José Capellesso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Engenheiro Agronomo, Mestre e Doutor em Agroecossistemas. Professor de Educação Básica, Técnica e Tecnológica do IFSC - Câmpus São Miguel do Oeste.

Senhorita

Técnica em Alimentos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Câmpus são Miguel do Oeste. Cursando Biomedicina no Centro Universitário Leonardo da Vinci- Campus Chapecó.

Senhorita

Técnica em Alimentos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Câmpus São Miguel do Oeste. Cursando odontologia na Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Campus Chapecó.

Débora Camila Pancotte

Técnica em Alimentos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Câmpus São Miguel do Oeste. Acadêmica de bacharelado em Psicologia na Universidade do Oeste de Santa Catarina - Câmpus São Miguel do Oeste e de bacharelado em Educação Física no Centro Universitário Internacional - Câmpus São Miguel do Oeste.

Emanueli Marchesan Maran

Técnica em Alimentos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina- Câmpus São Miguel do Oeste. Cursando Engenharia de Alimentos na Universidade Federal de Santa Catarina - Câmpus Florianópolis

Rafael Carlos Bispo

Bacharel e licenciado em Geografia, doutor em Engenharia Agrícola. Atualmente sou docente de Geografia do Instituto Federal de Rondônia, campus de Cacoal/RO.

Downloads

Publicado

2024-05-21

Como Citar

Capellesso, A. J., Pagani Zatta, G., Viganot, T., Pancotte, D. C., Marchesan Maran, E. ., & Bispo, R. C. (2024). Avanços e desafios nas compras da agricultura familiar pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar: estudo de caso em São Miguel do Oeste – SC. Revista De Estudos Sociais, 23(47). https://doi.org/10.19093/res11390

Edição

Seção

Artigos