POLÍTICA MONETÁRIA E TAXA BÁSICA DE JUROS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO PAPEL DAS TAXAS DE JUROS EM UM REGIME DE METAS DE INFLAÇÃO

Autores

  • Djanira Leandro djanira.leandro@gmail.com
    Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Jose Antonio Nunes de Souza joseantonio@uern.br
    Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Francisco Danilo Da Silva Ferreira ffdanilloferreira@gmail.com
    Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Vinícius Rodrigues Vieira Fernandes vinirvf@gmail.com
    Universidade Federal de Roraima

DOI:

10.19093/res10910

Palavras-chave:

Taxa de juros básica, Meta de inflação, Instrumentos de política monetária

Resumo

O presente estudo teve como objetivo geral da pesquisa analisar o papel das taxas de juros na política monetária brasileira após a implantação do regime de metas de inflação. O ponto de partida usado foi a discussão teórica sobre a neutralidade da moeda e do Novo Consenso Macroeconômico. Os dados estatísticos foram coletados junto ao Banco Central e demais órgão oficiais de estatística acerca das taxas de juros, inflação, depósitos compulsórios, redesconto e mercado aberto. Os resultados demonstram que após a adoção do regime de metas de inflação, a política monetária tem sido usada no controle das taxas de inflação tendo a taxa de juros como variável chave. A análise dos dados permitiu ainda observar que as taxas de juros são fixadas conforme o movimento da inflação, sendo elevadas quando a inflação cresce e sendo reduzidas quando a inflação recua, e que as regras estabelecidas dentro de um regime de metas de inflação favorecem a confiança dos agentes econômicos na condução da política monetária.

Biografia do Autor

Djanira Leandro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Economista pela UERN

Jose Antonio Nunes de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

mestre em economia e professor assistente do departamento de economia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Francisco Danilo Da Silva Ferreira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Economia e professor assistente do departamento de economia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Vinícius Rodrigues Vieira Fernandes, Universidade Federal de Roraima

Doutor em economia e professor adjunto do departamento de economia da Universidade Federal de Roraima

Referências

AMORIM, Ricardo Luiz Chagas. Macroeconomia neoclássica contemporânea: novos-keynesianos e novos-clássicos. Ensaios FEE, v. 23, n. 1, p. 29-56, 2002.

ARESTIS, Philip; PAULA, Luiz Fernando de; FERRARI FILHO, Fernando. A nova política monetária: uma análise do regime de metas de inflação no Brasil. Trabalho recebido em outubro de 2006 e aprovado em 2007 Economia e sociedade, Campinas, v18, n.1 (35), p.1-30, abr.2009.

Banco Central do Brasil. Sistema Gerenciador de Series Temporais. disponível em: https://www3.bcb.gov.br/sgspub/localizarseries/localizarSeries.do?method=prepararTelaLocalizarSeries acesso de 15 de janeiro de 2019.

BARBOZA, Ricardo de Menezes. Taxa de juros e mecanismos de transmissão da política monetária no Brasil. Brazilian Journal of Political Economy, v. 35, n. 1, p. 133-155, 2015.

BRESSER-PEREIRA, L. C; NAKANO, y. (2002) “Uma Estratégia de Desenvolvimento com Estabilidade”. Revista de Economia Política, v. 22, n. 3, pp. 146-180, jul./set.

CARDIM DE CARVALHO, Fernando J. et al. Economia Monetária e Financeira: teoria e política. Rio de Janeiro: Campus, 2007.

FERRARI FILHO, Fernando. ``Keynesianos``, monetaristas, novos clássicos e novos-keynesianos: uma crítica pós keynesiana. Ensaios FEE, Porto alegre (17)2:78-101,1996

GARCIA, Marcio Gomes Pinto. Política monetária, depósitos compulsórios e inflação. Texto para discussão, 1994.

GIAMBIAGI, Fabio; VILLELA, André Arruda. Economia brasileira contemporânea. Elsevier Brasil, 2005.

DE HOLANDA BARBOSA, Fernando. POLÍTICA MONETÁRIA: INSTRUMENTOS, OBJETIVOS E A EXPERIÊNCIA BRASILEIRA. O plano real e a política econômica, v. 2, p. 79, 1996.

IPEADATA. Disponível em:< www. ipeadata. gov. br>. Diversos acessos, 2019.

LIMA, José Raimundo Oliveira; DA SILVA, Joabe Márlus Lopes. A EFICIÊNCIA DA POLÍTICA MONETÁRIA BRASILEIRA COMO INSTRUMENTO INDICATIVO DE ORIENTAÇÃO ECONÔMICA NO PERÍODO DE 1994 A 2002. Sitientibus, Feira de Santana, n. 43, p. 209-226, jul./dez. 2010

LOPES DA SILVA, Joab Márlus; OLIVEIRA LIMA, José Raimundo. A eficiência da política monetária brasileira como instrumento indicativo de orientação econômica no período 1994 a 2002. Sitientibus, Feira de Santana, n.43, p209-226, julho/ dezembro 2010. 18p.

MIKHAILOVA, Irina; PIPER, Denise. Novo consenso macroeconômico: Tentativa de sintetização e aplicabilidade à economia brasileira. Pesquisa & Debate. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política., v. 23, n. 2 (42), 2012.

MODENESI, Andre de Melo; MODENESI, Rui Lyrio. Quinze anos de rigidez monetária no Brasil pós-Plano Real: uma agenda de pesquisa. Brazilian Journal of Political Economy, v. 32, n. 3, p. 389-411, 2012.

NEVES, André Lúcio; OREIRO, José Luís. O regime de metas de inflação: uma abordagem teórica. Ensaios FEE, v. 29, n. 1, 2008.

PIZA, E. C.; DIAS, J. Novo consenso macroeconômico, risco moral e política de metas no Brasil: uma avaliação empírica. Anais do XXXIV Encontro Nacional da ANPEC, 2006.

POHLMANN, Éverton Luís; TRICHES, Divanildo. Análise do desempenho da política monetária no Brasil após o Plano Real. Perspectiva Econômica, v. 4, n. 2, p. 22-43, 2008.

ROSSETTI, José Pascoal; LOPES, João do Carmo. Economia monetária. Atlas, São Paulo, 4º edição, l987, 1998.

SILVA FILHO, Tito Nícias Teixeira da. A política monetária e os procedimentos operacionais do banco central: Um estudo do mecanismo da zeragem automática. 1996. Tese de Doutorado.

TEIXEIRA, Anderson Mutter; MISSIO, Fabrício José. O novo consenso macroeconômico e alguns insights da crítica heterodoxa. 2011.

Downloads

Publicado

2024-05-21

Como Citar

Leandro, D., Nunes de Souza, J. A., Da Silva Ferreira, F. D., & Vieira Fernandes, V. R. (2024). POLÍTICA MONETÁRIA E TAXA BÁSICA DE JUROS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO PAPEL DAS TAXAS DE JUROS EM UM REGIME DE METAS DE INFLAÇÃO. Revista De Estudos Sociais, 23(47). https://doi.org/10.19093/res10910

Edição

Seção

Artigos