GLOBAL MINDSET E LIDERANÇA GLOBAL: Explorando a relação entre capital psicológico, experiência internacional e o papel da liderança
DOI:
10.30781/repad.v5i2.12592Resumo
As competências da liderança global são cada vez mais relevantes para as organizações transnacionais, o que demanda desenvolvimento de seus líderes. Entre as qualidades do líder global, o global mindset (GM) se exterioriza na capacidade de transposição de barreiras nacionais e empresariais, integrando perspectivas culturais e de mercado, independentes dos pressupostos de um único país, requerendo habilidades adaptativas em múltiplos ambientes. Sendo um dos atributos do GM, o capital psicológico é constituído pela paixão pela diversidade, autoconfiança, busca pelo desconhecido e por encontros transculturais, impactando na capacidade do indivíduo prosperar em ambientes imprevisíveis e complexos. Esta pesquisa teve por objetivo analisar o impacto das experiências internacionais e em papel de liderança sobre o capital psicológico de 58 indivíduos. Para tanto, foi utilizado o instrumento PCQ-24, para quantificação dos atributos do capital psicológico: autoeficácia, esperança, resiliência e otimismo. A principal contribuição foi a constatação de que a experiência internacional pouco influenciou o capital psicológico dos respondentes. Já a experiência prévia em função de liderança influenciou positivamente o capital psicológico, principalmente, na componente autoeficácia. Frente aos achados são traçadas recomendações práticas e de pesquisa.
Downloads
Referências
ADLER, N. J.; BRODY, L. W.; OSLAND, J. S. Going behond twentieth century leadership: A CEO develops his company’s global competitiveness. Cross Cultural Management:, v. 8, n. 3/4, p. 11-34, 2001.
AXINN, C. N. Export performance: Do managerial perceptions make a difference? International Marketing Review, v. 5, n. 2, p. 61-71, 1988.
BARTLLET, C.; GHOSHAL, S. Managing across borders: The transnational solution. Boston, MA: Harvard Business School Press, 1998.
BEECHLER, S.; JAVIDAN, M. Leading with a global mindset. The Global Mindset, v. 19, p. 131-169, 2007.
BIRD, A.; MENDENHALL, M. E. From cross-cultural management to global leadership: Evolution and adaptation. Journal of World Business, v. 51, n. 1, p. 115-126, 2016.
BIRD, A.; MENDENHALL, M.; STEVENS, M. J.; ODDOU, G. Defining the content domain of intercultural competence for global leaders. Gender in Management, v. 25, n. 8, p. 810-828, 2010.
BLACK, S. J.; MORRISON, A. J.; GREGERSEN, H. Global explorers: The next generation of leaders. New York: Routledge, 1999.
BOURDIEU, P. The forms of capital. In: J. G. Richardson (Org.); Handbook of Theory and Research for the Sociology of Education. Greenwood ed., p. 241-258, 1985.
BOWEN, D. E.; INKPEN, A. C. Exploring the role of “global mindset” in leading change in international contexts. Journal of Applied Behavioral Science, v. 45, n. 2, p. 239-260, 2009.
BOYACIGILLER, N. A.; ADLER, N. J. The Parochial Dinosaur: Organizational Science in a Global Context. Academy of Management Review, v. 16, n. 2, p. 262-290, 1991.
BUENO, C. M.; TUBBS, S. L. Identifying Global Leadership Competencies: An Exploratory Study. The Journal of American Business Review, v. 1, n. 1, p. 215-222, 2012.
BUSSAB; W. de O.; MORETTIN, P. A. Estatística Básica. São Paulo: Saraiva, 2006.
CANALS, J. Global leadership development, strategic alignment and CEOs commitment. Journal of Management Development, v. 33, n. 5, p. 487-502, 2014.
CAPRONI, J. P.; LENWAY, S. A.; MURTHA, T. P. Multinational mind sets: Sense making capabilities as strategic resources in multinational firm. Division of Research, School of Business Administration, The University of Michigan, 1992.
CHAKRAVARTHY, B. S.; PERLMUTTER, H. V. Strategic planning for a global economy. Columbia Journal of World Business, v. 20, n. 2, p. 3-10, 1985.
CHIN, C. O.; GU, J.; TUBBS, S. L. Developing Global Leadership Competencies. Journal of Leadership & Organizational Studies, v. 7, n. 4, p. 20-31, 2001.
CID, D. T.; MARTINS, M. DO C. F.; DIAS, M.; FIDELIS, A. C. F. Psychological Capital Questionnaire ( PCQ-24 ): Preliminary Evidence of Psychometric Validity of the Brazilian Version. Psico-USF, v. 25, n. 1, p. 63-74, 2020.
CRESWELL, J. Research design: qualitative, quantitative and mixed methods approaches. Thousand Oaks, California: Sage Publications, 2003.
ELKINGTON, R.; PEARSE, N. J.; MOSS, J.; VAN DER STEEGE, M.; MARTIN, S. Global leaders’ perceptions of elements required for effective leadership development in the twenty-first century. Leadership and Organization Development Journal, v. 38, n. 8, p. 1038-1056, 2017.
GUPTA, A. K.; GOVINDARAJAN, V. Cultivating of global mindset. Academy of Management Executive, v. 16, n. 1, p. 116-126, 2002.
IRVING, J. Educating global leaders : Exploring intercultural competence in leadership education. Journal of International Business and Cultural Studies, v. 3, n. 1, p. 1-14, 2010.
JAVIDAN, M.; TEAGARDEN, M. B.; BOWEN, D. Making it overseas. Harvard Business Review, v. 88, n. 4, p. 109-113, 2010.
JENKINS, D. Global Critical Leadership: Educating Global Leaders with Critical Leadership Competencies. Journal of Leadership Studies, v. 6, n. 2, p. 95-101, 2012.
JNEID, C. Evolution and decline of MNCs from a leadership-quality perspective- MNCs from the Brazilian market. Management Decision, 2019.
KIM, J.; MCLEAN, G. N. An integrative framework for global leadership competency: Levels and dimensions. Human Resource Development International, v. 18, n. 3, p. 235-258, 2015.
LEVY, O.; BEECHLER, S.; TAYLOR, S.; BOYACIGILLER, N. A. What we talk about when we talk about “global mindset”: Managerial cognition in multinational corporations. Journal of International Business Studies, v. 38, n. 2, p. 231-258, 2007.
LUTHANS, F.; YOUSSEF, C. M. Human, social, and now positive psychological capital management: Investing in people for competitive advantage. Organizational Dynamics, v. 33, n. 2, p. 143-160, 2004.
LUTHANS, F.; AVOLIO, B. J.; AVEY, J. B.; NORMAN, S. M. Positive psychological capital: Measurement and relationship with performance and satisfaction. Personnel Psychology, v. 60, n. 3, p. 541-572, 2007.
LUTHANS, F.; YOUSSEF-MORGAN, C. M.; AVOLIO, B. J. Psychological Capital and beyond. New York: NY: Oxford University Press, 2015.
LUTHANS, F.; YOUSSEF-MORGAN, C. M. Psychological Capital: An Evidence-Based Positive Approach. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, v. 4, p. 17.1-17.28, 2017.
MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing: Metodologia e Planejamento. 2o ed. São Paulo: Atlas, 2005.
MAZNEVSKI, M.; LANE, H. Shaping the global mindset: Designing educational experiences for effective global thinking and action. In: N. A. Boyacigiller; R. M. Goodman; M. Philips (Orgs.); Teaching and experiencing crossing-cultural management: Lessons from master teachers. New York: NY: Routledge. p.171-184, 2004.
MENDENHALL, M. E.; REICHE, B. S.; BIRD, A.; OSLAND, J. S. Defining the “global” in global leadership. Journal of World Business, v. 47, n. 4, p. 493-503, 2012.
MORRISON, A. J. Developing a global leadership model. Human Resource Management, v. 39, n. 2 e 3, p. 117-131, 2000.
OSLAND, J. S.; BIRD, A.; MENDENHALL, M. E.; OSLAND, A. Developing global leadership capabilities and global mindset: A review. In: G. K. Stahl; I. Björkman (Orgs.); Handbook of research in international human resource management. p.197-222, 2006.
PARISH, P. A coaching framework for developing the psychological capital of a global mindset. International Journal of Evidence Based Coaching and Mentoring, , n. 10, p. 172-184, 2016.
PERLMUTTER, H. V. The tortuous evolution of the multinational corporation. Columbia Journal of World Business, v. 4, n. 1, p. 9-18, 1969.
PORTES, A. Social capital: Its origins and applications in modern sociology. Annual Review of Sociology, v. 24, p. 1-24, 1998.
REIS, G. G.; BORINI, F. M.; FLORIANI, D. E. A relação entre global mindset e capacidades adaptativas em empresas internacionalizadas. Revista Alcance, v. 19, n. 4, p. 556-573, 2012.
SPREITZER, G. M.; MCCALL, M. W.; MAHONEY, J. D. Early identification of international executive potential. Journal of Applied Psychology, v. 82, n. 1, p. 6-29, 1997.
STEERS, R. M.; SANCHEZ-RUNDE, C.; NARDON, L. Leadership in a global context: New directions in research and theory development. Journal of World Business, v. 47, n. 4, p. 479-482, 2012.
TUCKER, M. F.; BONIAL, R.; VANHOVE, A.; KEDHARNATH, U. Leading across cultures in the human age: An empirical investigation of intercultural competency among global leaders. SpringerPlus, v. 3, n. 1, p. 1-21, 2014.
VOGELGESANG, G.; CLAPP-SMITH, R.; OSLAND, J. The Relationship Between Positive Psychological Capital and Global Mindset in the Context of Global Leadership. Journal of Leadership and Organizational Studies, v. 21, n. 2, p. 165-178, 2014.
WINCK, M. F.; FROEHLICH, C.; BOHNENBERGER, M. C.; BESSI, V. G.; SCHREIBER, D. O desenvolvimento das competências de líderes globais: Uma abordagem baseada nos estudos de global mindset leadership. Internext, v. 11, n. 2, p. 35, 2016.
YAMAGUCHI, T. The Challenge of Internationalization: Japan’s Kokusaika. Academy of Management Executive, v. 2, n. 10, p. 33-36, 1988.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Luiz Rodrigo Larson Carstens Filho, Heloíse Helena Berger Ploszaj, Simone Cristina Ramos, Acyr Seleme
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os autores que submetem e publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na Repad, editada pela Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Rondonópolis, o Trabalho jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.