SOBRE A RELAÇÃO ENTRE AUTO EMPREGO E MULHERES CHEFES DE FAMÍLIA: Uma revisão sistemática

Autores

DOI:

10.30781/repad.v4i1.9577

Palavras-chave:

auto emprego, empreendedorismo, mulher chefe de família

Resumo

O conceito de auto emprego tem aparecido vinculado à condição das mulheres chefes de família e tem, muitas vezes, significado intercambiável ao de empreendedorismo. Esta pesquisa investigou a relação entre mulheres chefes de família e auto emprego nas ciências sociais, um desafio que enfrentou o problema de identificar artigos que relacionam o conceito de auto emprego e o de empreendedorismo. Duas hipóteses defendem que o conceito de auto emprego tende a aparecer com mais regularidade nas áreas de psicologia social e sociologia enquanto o de empreendedorismo tende a ser encontrado mais na área da administração. A metodologia usada foi o processo de revisão sistemática. A partir de seis strings de busca 640 artigos foram encontrados e em um estágio de cinco etapas de avaliação, trinta e cinco artigos foram selecionados. Eles permitem sustentar a hipótese principal. Mas a ideia de que os conceitos de empreendedorismo e auto emprego não estariam interligados foi considerada muito genérica visto que alguns artigos consideram empreendedorismo e auto emprego como conceitos afins; em outros o conceito de auto emprego engloba o de empreendedorismo e em outros ainda ocorre o contrário. Uma análise de conteúdo pode ajudar a refinar os conceitos em trabalhos futuros.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Ribeiro Lacerda, Universidade Federal de Mato Grosso

Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFMT, campus Cuiabá.

Patrícia Cristiane de Souza, Instituto de Computação UFMT, Campus Cuiabá-MT.

Professsora Associada IV

Instituto de Computação

UFMT, Campus Cuiabá-MT

Referências

BRYMAN, A. Social Research Methods. 5ª ed. Oxford, 2016.

CAVENAGHI, S.; ALVES, J. E. D. Mulheres Chefes de Família no Brasil: avanços e desafios. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Seguros - CPES, 2018.

ELSTER, J. La Explicacion del Comportamiento Social. Barcelona: Gedisa Editorial, 2007.

GEM. Global Entrepreneurship Monitor - Brasil. Empreendedorismo no Brasil: 2015. (Coordenação de Simara M. de S. S. Greco) Macedo, M. de M. et al. Curitiba: IBQP, 2014.

HECHTER, M.; KANAZAWA, S. Sociological Rational Choice Theory. Annual Review of Sociology, v.23. pp. 191-214, 1999.

HUEFNER, J.C.; HUNT, H.K. Broadening the concept of entrepreneurship: comparing business and consumer entrepreneurs. Entrepreneurship Theory and Practice, Spring 1994.

IBQP. GEM 2018: Análise dos resultados por gênero. (relatório técnico). 2019.

IBQP-SEBRAE-UFPR. Empreendedorismo no Brasil: relatório executivo 2018. GEM: Global Entrepreneurship Monitor. 2018.

KALLEBERG, A. L. Nonstandard Employment Relations: part-time, temporary and contract work. Annual Reviews of Sociology. Vol. 26. pp. 341-365, 2000.

MOULTON, J. G.; SCOTT, J. C. Opportunity or Necessity? Disaggregating Self-Employment and Entry at Older Ages. Social Forces, v. 94, issue 4. pp. 1539–1566, June 2016.

PEREDO, A.M.; MCLEAN, M. Social entrepreneurship: A critical review of concept. Journal of World Business, 41, 2006.

SANDERSON, S. K. The Evolution of Human Sociality: a Darwinian conflict perspective. Oxford: Rowman & Littlefield Publishers, Inc., 2001.

SCASE, R.; GOFFEE, R. The Real World of the Small Business Owner. New York: Routledge, 1988.

Downloads

Publicado

2020-01-31

Como Citar

LACERDA, A. R.; DE SOUZA, P. C. SOBRE A RELAÇÃO ENTRE AUTO EMPREGO E MULHERES CHEFES DE FAMÍLIA: Uma revisão sistemática. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 21–33, 2020. DOI: 10.30781/repad.v4i1.9577. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/9577. Acesso em: 25 abr. 2024.