SOBRE A RELAÇÃO ENTRE AUTO EMPREGO E MULHERES CHEFES DE FAMÍLIA: Uma revisão sistemática
DOI:
10.30781/repad.v4i1.9577Palavras-chave:
auto emprego, empreendedorismo, mulher chefe de famíliaResumo
O conceito de auto emprego tem aparecido vinculado à condição das mulheres chefes de família e tem, muitas vezes, significado intercambiável ao de empreendedorismo. Esta pesquisa investigou a relação entre mulheres chefes de família e auto emprego nas ciências sociais, um desafio que enfrentou o problema de identificar artigos que relacionam o conceito de auto emprego e o de empreendedorismo. Duas hipóteses defendem que o conceito de auto emprego tende a aparecer com mais regularidade nas áreas de psicologia social e sociologia enquanto o de empreendedorismo tende a ser encontrado mais na área da administração. A metodologia usada foi o processo de revisão sistemática. A partir de seis strings de busca 640 artigos foram encontrados e em um estágio de cinco etapas de avaliação, trinta e cinco artigos foram selecionados. Eles permitem sustentar a hipótese principal. Mas a ideia de que os conceitos de empreendedorismo e auto emprego não estariam interligados foi considerada muito genérica visto que alguns artigos consideram empreendedorismo e auto emprego como conceitos afins; em outros o conceito de auto emprego engloba o de empreendedorismo e em outros ainda ocorre o contrário. Uma análise de conteúdo pode ajudar a refinar os conceitos em trabalhos futuros.
Downloads
Referências
BRYMAN, A. Social Research Methods. 5ª ed. Oxford, 2016.
CAVENAGHI, S.; ALVES, J. E. D. Mulheres Chefes de Família no Brasil: avanços e desafios. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Seguros - CPES, 2018.
ELSTER, J. La Explicacion del Comportamiento Social. Barcelona: Gedisa Editorial, 2007.
GEM. Global Entrepreneurship Monitor - Brasil. Empreendedorismo no Brasil: 2015. (Coordenação de Simara M. de S. S. Greco) Macedo, M. de M. et al. Curitiba: IBQP, 2014.
HECHTER, M.; KANAZAWA, S. Sociological Rational Choice Theory. Annual Review of Sociology, v.23. pp. 191-214, 1999.
HUEFNER, J.C.; HUNT, H.K. Broadening the concept of entrepreneurship: comparing business and consumer entrepreneurs. Entrepreneurship Theory and Practice, Spring 1994.
IBQP. GEM 2018: Análise dos resultados por gênero. (relatório técnico). 2019.
IBQP-SEBRAE-UFPR. Empreendedorismo no Brasil: relatório executivo 2018. GEM: Global Entrepreneurship Monitor. 2018.
KALLEBERG, A. L. Nonstandard Employment Relations: part-time, temporary and contract work. Annual Reviews of Sociology. Vol. 26. pp. 341-365, 2000.
MOULTON, J. G.; SCOTT, J. C. Opportunity or Necessity? Disaggregating Self-Employment and Entry at Older Ages. Social Forces, v. 94, issue 4. pp. 1539–1566, June 2016.
PEREDO, A.M.; MCLEAN, M. Social entrepreneurship: A critical review of concept. Journal of World Business, 41, 2006.
SANDERSON, S. K. The Evolution of Human Sociality: a Darwinian conflict perspective. Oxford: Rowman & Littlefield Publishers, Inc., 2001.
SCASE, R.; GOFFEE, R. The Real World of the Small Business Owner. New York: Routledge, 1988.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os autores que submetem e publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na Repad, editada pela Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Rondonópolis, o Trabalho jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.