EMPREENDEDORISMO SOCIAL: Uma análise das intenções empreendedoras das formandas da Faculdade de Ciências Aplicadas e Políticas da UFMT campus Rondonópolis

Autores

DOI:

10.30781/repad.v4i1.9566

Palavras-chave:

Empreendedorismo. Mulheres. Negócios. Empreendedorismo Social Feminino.

Resumo

Empreender não significa necessariamente buscar satisfação financeira. Existe um tipo de empreendedorismo denominado social, que busca a satisfação e realização pessoal ao promover o bem-estar social, mudando de forma positiva a vida na sociedade e auxiliando o Estado a suprir determinadas necessidades dos indivíduos. Sabendo que o empreendedorismo social é recente no país, portanto incipiente, torna-se necessário sua disseminação na comunidade estudantil e sociedade, visando tornar o assunto conhecido, estimulando o interesse em empreender socialmente, para que as dificuldades das comunidades, especialmente as carentes, diminuam. O artigo busca esclarecer sobre o assunto empreendedorismo social, focando o gênero feminino no tocante a intenção das participantes, discentes em fase de conclusão de cursos na FACAP/UFMT, em tornarem-se futuras empreendedoras sociais. A aplicação de um questionário de Intenção Empreendedora apontou que 66% das discentes tem a intenção de empreender futuramente em algum tipo de atividade de cunho social, mesmo sem uma opinião formada sobre o assunto. Destaca-se a baixa taxa de familiares das respondentes neste tipo de atividade, confirmando a literatura. Acreditam que teriam apoio familiar para empreender, que possuem ideias sobre projetos sociais e que seriam bem-sucedidas.  O cuidado com as crianças destaca-se como preocupação primordial das discentes participantes da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Tavares de Souza Brazilista, Universidade Federal de Mato Grosso

Ciências Contábeis.

Rosemere da Silva Vilela de Melo, Universidade Federal de Mato Grosso

Ciências Contábeis.

Ramon Luiz Arenhardt, Universidade Federal de Mato Grosso

Ciências Contábeis.

Sofia Ines Niveiros, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e pós-doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Departamento de Ciências Contábeis. 

Referências

AUSTIN, J.; STEVENSON, H.; WEI-SKILLERN, J. Social and commercial entrepreneurship: same, different, or both? Entrepreneurship: Theory and Pratice Journal, da Baylor University, v. 30, n. 1, p. 1 - 22, 2006.

FARAH, O. E. Empreendedorismo estratégico no Terceiro Setor. In: CAVALCANTI, M.; NOGUEIRA, A. J. F. M. Gestão social, estratégias e parcerias: geração de emancipação social no Brasil. Rev. Expectativa, v 3, n. 3, 2004.

LIMA, E., NASSIF, V. M. J., LOPES, R. M. A., SILVA, D. Educação Superior em Empreendedorismo e Intenções Empreendedoras dos Estudantes - Relatório do Estudo GUESSS Brasil 2013-2014. Grupo APOE - Grupo de Estudo sobre Administração de Pequenas Organizações e Empreendedorismo, PPGA-UNINOVE. Caderno de Pesquisa, n. 2014-03. São Paulo: Grupo APOE. 2014.

LIÑÁN, F.; CHEN, Y. Development and cross-cultural application of a specific instrument to measure entrepreneurial intentions. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 33, n. 3, p. 593-617, maio, 2009.

NISHIMURA, M.; ALPERSTEDT, G. D.; FEUERSHÜTTE, S. G. Empreendedorismo Social Feminino: Uma Pesquisa a Partir da História de Vida de Mulheres Empreendedoras. In.: XXXVI Encontro da ANPAD, 36, 2012, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Anpad, 2012, p. 22-26.

OLIVEIRA, E. M. Empreendedorismo social, combate à pobreza e desafios para redescobrindo a essência da administração brasileira de comunidades para o Terceiro Setor. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 321.

RICHARDSON, M.; KAMINSKI, A. O papel dos negócios sociais em apoio ao empoderamento feminino no Brasil. [S.l]: British Council, 2017.

SHANE, S.; VENKATARAMAN, S. The Promise of Entrepreneurship as a Field of Research. Academy of Management Review, v. 25, n. 1, p. 217 – 226, 2000.

SILVA, D. P. S. et al. Empreendedorismo Social: proposta de um modelo de elaboração de projeto social. VIII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2011.

VALE, G. M. V.; CORREA, V. S.; REIS, R. F. Motivações para o empreendedorismo: necessidade versus oportunidade? Rev. adm. contemp., Curitiba, v. 18, n. 3, p. 311-327, Jun. 2014.

VILAS BOAS, E. P.; SANTOS, S. A. Empreendedorismo corporativo: estudo de casos múltiplos sobre as práticas promotoras em empresas atuantes no Brasil. Rev. Adm. (São Paulo), São Paulo, v. 49, n. 2, p. 399-414, jun. 2014.

Downloads

Publicado

2020-01-31

Como Citar

BRAZILISTA, S. T. de S.; MELO, R. da S. V. de; ARENHARDT, R. L.; NIVEIROS, S. I. EMPREENDEDORISMO SOCIAL: Uma análise das intenções empreendedoras das formandas da Faculdade de Ciências Aplicadas e Políticas da UFMT campus Rondonópolis. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 7–20, 2020. DOI: 10.30781/repad.v4i1.9566. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/9566. Acesso em: 5 nov. 2024.