A PARCERIA PÚBLICO PRIVADA – PPP: Uma fonte alternativa do crescimento econômico no estado de Minas Gerais?

Autores

  • Ricardo da Costa Nunes rcrdnns11@gmail.com
  • Selene Peres Peres Nunes selenenunes@gmail.com

DOI:

10.30781/repad.v4i1.9370

Resumo

O trabalho verifica se as Parcerias Público-Privadas contribuem para o ajuste fiscal das contas públicas e, consequentemente, para o financiamento do crescimento econômico em Minas Gerais à luz da Teoria da Escolha Pública. O impacto das PPPs sobre o crescimento econômico depende de que a política econômica esteja voltada para fomentar o crescimento econômico e não para a realização de despesas de interesse de grupos de pressão. No entanto, o exame das contas públicas de MG descreve um aparente paradoxo: de um lado, há tendência de expansão do gasto público; de outro, a utilização de PPPs para contração da despesa pública.

A aparente contradição é desfeita quando se observa que os déficits da previdência e os gastos com pessoal são crescentes e consomem eventuais ganhos fiscais decorrentes dos empreendimentos assumidos pela iniciativa privada por intermédio das PPPs.

Em face do exposto, é possível admitir que o emprego das PPPs no Estado pode ter tido o objetivo de expansão do papel do Estado para a arregimentação de votos. A análise apoia-se no método dedutivo, procurando confrontar as ações governamentais com o comportamento previsto pela Teoria da Escolha Pública e avançar na compreensão e previsão do impacto das PPPs nas contas públicas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-01-31

Como Citar

NUNES, R. da C.; NUNES, S. P. P. A PARCERIA PÚBLICO PRIVADA – PPP: Uma fonte alternativa do crescimento econômico no estado de Minas Gerais?. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 70–92, 2020. DOI: 10.30781/repad.v4i1.9370. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/9370. Acesso em: 29 mar. 2024.